Pular para o conteúdo

Há 17 anos, Shakira lançava Laundry Service seu primeiro êxito global

Há exatos 17 anos, Shakira lançava o álbum Laundry Service, seu quinto álbum de estúdio e o terceiro lançado mundialmente pela artista colombiana.

O seu lançamento ocorreu em 13 de novembro de 2001, através da Epic Records. É o seu primeiro álbum a ser gravado principalmente em inglês. Musicalmente, deriva principalmente do pop rock e possui uma variedade de outros estilos musicais, incluindo a música andina, dance-pop, a música do Oriente Médio, rock and roll e tango.

Liricamente, as faixas refletem-se ao amor e ao romance. As gravações do projeto ocorreram no ano de 2001 em estúdios nos Estados Unidos, sob a produção de Brendan Buckley, Pablo Floresi, Javier Garza, Lester Mendez, Tim Mitchell, George Noriega e Luis F. Ochoa. Adicionalmente, cada faixa do disco foi co-composta e co-produzida por Shakira.

Após o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, Dónde están los ladrones? (1998), que se tornou um sucesso na América Latina, Shakira foi incentivada pela cantora cubana Gloria Estefan a gravar músicas em inglês, já que Estefan acreditava que a cantora tinha potencial para entrar no mercado pop da língua inglesa.

Shakira ficou inicialmente hesitante para realizar o projeto, mas depois decidiu aprender inglês bem o suficiente para ser capaz de escrever canções na língua por conta própria. O título do álbum foi escolhido para refletir as opiniões de Shakira no amor e música.

O disco foi lançado sob o título de Servicio de Lavandería, em janeiro de 2002, em regiões hispânicas. Laundry Service recebeu revisões mistas da mídia especializada, em que alguns analistas prezou a incorporação de diferentes estilos musicais na produção e a originalidade de Shakira, enquanto outros argumentaram que o som do álbum era genérico.

O talento vocal de Shakira recebeu análises positivas. Comercialmente, obteve um desempenho favorável, liderando as tabelas da Austrália, da Áustria, e de outros três países, enquanto listou-se entre as cinco melhores posições na Alemanha, na Argentina, na Espanha, na França e no Reino Unido. Nos Estados Unidos, atingiu a terceira melhor posição.

O álbum recebeu diversas certificações recordes em vários países, incluindo certificações de quíntupla platina na Austrália, Canadá, Espanha e Suíça. Também foi certificado multi-platina no Reino Unido e nos Estados Unidos, provando ser um crossover de sucesso para Shakira. Foi o sétimo álbum mais vendido em 2002 e vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

Seis singles foram lançados do álbum. O primeiro, “Whenever, Wherever”, se tornou um sucesso internacional e alcançou a liderança em cerca de 29 países, como a Alemanha, a Austrália, a Áustria, a Espanha, a França e a Itália.

O segundo, “Underneath Your Clothes”, obteve um sucesso semelhante, classificando-se na primeira posição na Austrália, na Áustria e na Bélgica. Os dois singles listaram-se entre os dez mais vendidos no Reino Unido e Estados Unidos.

O terceiro, “Objection (Tango)”, conseguiu atingir as dez melhores posições na maioria dos países ao redor do mundo.
Os singles de língua espanhola “Te dejo Madrid” e “Que me quedes tú” tiveram um bom desempenho em regiões hispânicas, tornando-se bem sucedidos na Espanha e nas paradas de música latina dos Estados Unidos.

“The One” foi lançada como a última faixa de trabalho do álbum e obteve um desempenho comercial moderado.
Infelizmente o vídeo oficial não se encontra disponível no canal de Shakira no YouTube. Confira uma outra versão postada em um outro canal abaixo:

Como forma de divulgação do material, Shakira embarcou na turnê Tour of the Mongoose entre 2002 e 2003, que foi a sua primeira grande turnê mundial e visitou diversos países e cidades onde aproveitou para gravar o video ao vivo de Poem to a Horse” lançado como single para promover o CD?DVD Shakira Live & off the Record.

Shakira decidiu intitular o álbum de Laundry Service porque queria representar suas “duas grandes paixões: o amor e a música”, comparando-as com água e sabão, dizendo:

“A razão pela qual eu o chamei de Laundry Service é porque eu passei o ano dedicado às minhas duas grandes paixões: o amor e a música. Esses dois elementos são como água e sabão. Foi uma limpeza profunda, quase como renascer”. Shak

Shakira: Laundry Service
Shakira: Laundry Service

A arte da capa também foi escolhida por Shakira e apresenta uma vista de perto da parte traseira da cantora, aparentemente nua, com cabelos loiros e cacheados; uma estrela e o nome do álbum são vistos tatuados em seu braço. A foto veio a se tornar uma das mais memoráveis e icônicas de sua carreira.

O sucesso comercial do álbum fez com que Shakira passasse a ser considerada uma das mais bem-sucedidas artistas de crossover latinas de todos os tempos, com Steve Huey do AllMusic a chamando de “a maior cantora de crossover do pop latino desde Jennifer Lopez” e “uma sensação pop instantânea, graças a seu sentido poético peculiar e uma imagem sexy construída a partir de seus movimentos de dança do ventre”.

O desempenho de vendas do disco também recebeu considerável repercussão negativa, com muitos críticos adjetivando Shakira de “sellout”.

Esta reação foi mais tarde intensificada pelo fato de que a artista, que era naturalmente morena, deixou seu cabelo louro na época do lançamento do material, o que muitos viram como uma tática para “encaixar-se no mercado estadunidense”. Em relação a essas críticas, a cantora respondeu:

“Eu sei que meu povo latino acha isso difícil. E eu quero que [meu sucesso] seja uma notícia boa em meu país. Mas é comum que quando você vê alguém próximo de você crescer, você acha que a própria palavra ‘crescer’ é sinônimo de ir embora. Meu cabelo é uma coincidência. Eu o tingi mais de dois anos e meio atrás”. Por outro lado, muitos viram o sucesso da artista em seu crossover como uma “forte declaração cultural”, já que seu estilo musical era uma representação de sua etnia mista.

Ouça lançava Laundry Service no Spotify