Pular para o conteúdo

Conheça o Natal Em Barranquilla, Colômbia

Neste ano de 2016, Shakira está levando sua família para passar o Natal em sua cidade, Barranquilla, na Colômbia. Decidimos então trazer para vocês um pouco de como se comemora os festejos natalinos por lá. Algumas tradições são similares às nossas, mas eles adicionam sempre muita alegria e comidas típicas da região. Confira!

Início do Natal

Na Colômbia, o início da celebração de Natal inicia oficialmente na noite das velas, que acontece dia 7 de dezembro, véspera da festa religiosa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nessa data, as famílias se reúnem para acender uma grande quantidade de velas ou lanternas em frente às casas e, assim, trazer o caminho para que a Virgem Maria abençoe seus lares.

Além disso, as ruas se enchem de luzes e as iluminações mais famosas de cidades como Bogotá, Medelim e Cali criam uma festa de cores à noite, com espetáculos pirotécnicos que atraem visitantes de todas as regiões do país e do mundo.

Durante nove dias, reunidos ao redor do presépio e árvore de Natal, os colombianos rezam, entoam cânticos religiosos, desfrutam a alegria das festas de dezembro e compartilham com os mais novos a mensagem do nascimento do menino Deus.

Festas

Em Barranquilla, como no resto da Colômbia, assim que sentem o clima de dezembro, o ambiente se impregna de alegria, festejos e muito amor familiar.

Para os Barranquilleros (ou curramberos), o Natal é o prelúdio do carnaval. Desde dezembro, as agremiações começam seus ensaios, a música carnavalesca e a flauta de millo são ouvidas em diversos lugares da cidade, e qualquer pretexto é válido para dançar uma cumbia ou um mapalé (dança de origem africana própria do litoral do Caribe).

Em ocasiões, se festeja até o amanhecer no ritmo de salsa, merengue, cumbia, vallenato e outros ritmos próprios das festas colombianas.

Comidas típicas da época

Nessas reuniões são oferecidos sanduíches, sobremesas e preparações culinárias, tais como creme de leite e donuts. Comem também tortas de arroz com porco, frango e carne, o peru assado com recheio e molho de ameixa.

Das bebidas, os curramberos tomam whiskey, vinho e champanhe. Como acompanhamento, deliciosas salsichas soledeñas (típicas do Caribe) com mandioca e bolo de limão. E para a sobremesa, um delicioso pudim de Natal.

Superstições e costumes

É costume que à meia-noite do dia 24 de dezembro, se entregue os presentes de Natal entre os membros da família. O ano novo é recebido com uma roupa íntima de cor amarela para atrair prosperidade.

Nessa mesma data, guarda-se lentilhas nas gavetas, para a abundância. São ouvidos apitos e maracas e se veem balões cruzar o céu. Dão uma volta em uma maçã com uma mala para atrair viagens e queimam o boneco do Ano Velho, comumente vestido de Marimonda, confeccionado em família, com roupa velha, recheada de trapos.