Pular para o conteúdo

Tim Mitchell faz revelações sobre a produção da nova turnê de Shakira

Tim Mitchell, o grande guitarrista faz revelações

No dia 3 de Junho iniciou a Shakira – El Dorado World Tour e o Viber que é um dos patrocinadores da turnê, está realizando alguns especiais no aplicativo. Uma das novidades foi uma entrevista exclusiva com o Guitarrista e Diretor Musical, Tim Mitchell nos bastidores do Show de Shakira em Londres.

Confira o vídeo da entrevista abaixo:

Portal Shakira trouxe, em primeira mão, a transcrição da entrevista com adaptações e tradução livre. Nela podemos descobrir detalhes sobre a produção da El Dorado World Tour, como Tim e Shak se conheceram, como foi a produção da épica Whenever, Wherever. Além disso, descobrimos também a sensação de estar novamente em Tour e para nossa alegria o guitarrista é só elogios sobre a América Latina.

Confira abaixo:

Viber: Ok Tim você foi votado pelos “Shakifans” como a pessoa com quem eles queriam uma entrevista.

Tim: Incrível, estou muito lisonjeado, eu não posso acreditar, é ótimo e bom saber, estou feliz por estar aqui.

Viber: Então, já fizeram 4 ou 5 shows, como estão indo?

Tim: Eu acho que esse vai ser o show número cinco e está indo muito bem. Quero dizer, é um show muito bem acabado. É um dos shows mais divertidos que fizemos, acho. O material novo é ótimo. O público tem sido fantástico…

Viber: Você é o diretor musical. O que isso envolve ? Você ajudou  “Shakira” a decidir, que direção as músicas iriam tomar?

PS: Nesse trecho Tim fala sobre como é a pré-produção:

Tim: Sim, quero dizer, nós trabalhamos nisso juntos e nós temos algumas outras pessoas envolvidas também e o que nós fazemos é meio que entrar em um modo de pré-produção antes da turnê e nós meio que discutimos todos os arranjos trazemos algumas pessoas especialistas para nos ajudar também. Nós passamos por cada música e a Shak tem uma visão de qual approach ela quer para cada música, e eu quero fazer algo, e nós misturamos bastante as ideias em várias músicas e estendemos algumas partes. E há seções onde você sabe que ela dança mais, então você quase faz um álbum enorme antes da turnê, você praticamente cria esse show na teoria. E enquanto nós estamos fazendo música também em uma sala, estamos num local com muitos ambientes, então a Shakira está trabalhando na coreografia em uma sala, e ela volta para conferir a música na qual estamos trabalhando, ela diz sim ou não e volta à coreografia em seguida. Nós construímos o básico do show e eu trago a banda e envio a eles toda a música para aprendê-la, e depois eles vêm e nós replicamos todas essas coisas ao vivo. Mas realmente a única maneira de organizar o show sem gastar quantidades infinitas de tempo, com todos na mesma sala, é fazer isso com um pequeno grupo com a “Shak”, comigo e alguém mais, talvez para construir os arranjos antes.

Viber: Você está chegando aos 20 anos trabalhando com a Shakira, né?

Tim: Sim

Viber: Como você começou?

PS: Nesse trecho Tim revela como começou a trabalhar com Shakira e o que os dois tinham em comum:

Tim: Bem, na verdade meu empresário na época era Emilio Estefan e ele estava gerenciando ela também. E eu era meio que esse violinista gringo, que tocava muito rock and roll. Eu conheci a Shak, Emilio nos apresentou e nos demos bem porque nós dois realmente gostamos do mesmo tipo de música como “Zeppelin ” , “Blur “, “radiohead”, muitas coisas alternativas, que o pessoal próximo ao Emilio não curtia tanto, não era seu forte. . Para mim (Shakira) era uma artista latina que estava muito interessada na mesma música que eu gostava, então foi ótimo e nós nos demos bem, como grandes amigos. E tem sido fantástico, ela tem sido como minha irmã pela metade da minha vida e da vida dela.

PS: Tim fala sobre a produção de um dos maiores hits da carreira de Shakira:

Viber: Você co-escreveu e co-produziu Whenever Wherever, também, você se lembra como surgiu a frase do “small and humble” ?

Tim: sim, claro.

Viber: sim, essa é provavelmente a frase mais famosa dessa música.

Tim: Deixa eu te falar sobre essa frase, pode parecer interessante, mas eu meio que tentei fazer ela desistir dessa frase, mas ela queria manter, e graças a Deus ela estava certa. Eu era um tipo de compositor mais tradicional e eu não tinha certeza sobre essa frase, mas eu sempre respeito a vontade do artista, se ele quer manter aquilo que escreveu, ela que está contando a história, e ela definitivamente contou e vendeu a história loucamente. Mas você sabe para criar essa música, nós estávamos fazendo um conceito meio tipo “man at work” com essa ideia de flauta andina que ela teve e eu tive essas ideias de progressões e acabou sendo feita assim, e o fato de ter feito tanto sucesso nunca foi algo planejado, e nem era para ser o primeiro single, era só uma daquelas músicas às quais às vezes você não presta muita atenção, ela meio que vem à tona e no fim do álbum, você está tentando escolher o single e você sempre pensou que era outra música e de repente vêm pessoas perguntando e por que não esta música? Então, foi isso que fizemos. Ela escreveu a letra em espanhol primeiro e depois fizemos uma versão em inglês.

Viber: E você esteve com ela em todas as turnês e foram muitas turnês. Como você acha que é esta turnê comparada às outras?

Tim: Esta é provavelmente a nossa turnê mais sonhada, mais bem acabada, e com muita gente maravilhosa envolvida, todas as pessoas tops, o valor da produção é gigante ,é a maior produção que já tivemos, você sabe, no tocante às luzes e lasers.

Viber: Tem ainda dezenas de shows por vir, como você se sente, é emocionante ou assustador?

Tim: Não, é ótimo, é que você ensaia por tanto tempo para deixar tudo perfeito e são como 12, 15 horas por dias para dois meses, então quando você está cansado de ensaiar, realmente poder tocar na frente de uma multidão é o seu pagamento, quando fica tudo pronto você fica: ah graças a deus!! Fazer shows e turnês é ótimo, ensaiar um pouco mais chato.

Viber: Sim, é a parte divertida.

Tim: Espero que tenhamos mais shows, espero que continuemos.

Viber: E tem algum público que você sabe que ao longo dos anos é sempre uma boa platéia.

PS: Tim elogia os fãs da América Latina:

Tim: Eles são todos ótimos, nós a recém fizemos Amsterdam há duas noites , foi fantástico, na Alemanha, foi ótimo e Paris é ótimo para nós aqui, Londres é ótima. A América Latina é como um outro nível, de certa forma, porque todas as músicas mais antigas que são em espanhol, eles sabem cada palavra e é um público que canta muito alto com tudo e os locais são maiores.

PS: Vale ressaltar que na América Latina a turnê é maioritariamente de estádios, Shakira se apresentará no México para mais de 60 mil pessoas no Estádio Azteca e aqui no Brasil para mais de 36 mil pessoas em São Paulo no Allianz Parque e mais de 20 mil pessoas em Porto Alegre na Arena do Grêmio.

Viber: E qual é a sua parte favorita do show? Qual parte você mais espera do show?

Tim: Tem muitos momentos, realmente tem, você sabe, geralmente em um show começa (Albert entra no local, animado). Geralmente, qualquer coisa com a qual ele está envolvido, não me interessa muito, hehe.

Albert:Está tudo certo com ele.

Tim: É engraçado porque eu e o Albert estamos juntos desde antes de eu e a Shak estarmos juntos. Mas sabe, cada turnê tem um começo, e depois uma espécie de mergulho e depois o final e esta turnê para mim é muito mais consistente do início ao fim. Então, para mim o ápice do show é sempre muito divertido, nós estamos empolgados, o público está empolgado, e não tem nenhum mergulho, é ótimo. E antes de a gente fazer o primeiro show, estávamos pensando, eu e a Shak, se o show era muito longo. Lembro depois que fizemos o primeiro show eu segurei ela e disse que pareceu muito curto, e ela concordou. Porque nós estávamos pensando se poderíamos cortar algo e o que deveríamos tirar e nós concordamos em ver como seria o primeiro show e depois poderíamos resolver esse problema, se houvesse. E deu tudo certo, foi perfeito.

Tim é diretor musical de Shakira, desde o MTV Unplugged, bem como das turnês Anfíbio Tour, Tour Of The Mongoose, Oral Fixation World Tour e The Sun Comes Out World Tour. 

O que você achou da entrevista? Nós simplesmente adoramos!

Vale lembrar que Shakira fechou uma parceria exclusiva com o “Viber messenger” tornando o aplicativo oficial da El Dorado World Tour. Para ter acesso a conteúdos exclusivos basta ter instalado em seu dispositivo móvel (celular) o aplicativo de Viber messenger. Feito isso, basta clicar aqui e aproveitar!

Os shows no Brasil estão marcados para o dia 21 de outubro, no Allianz Parque (São Paulo – SP), e no dia 23 de outubro, na Arena do Grêmio (Porto Alegre). Clique aqui para saber os preços dos ingressos dos shows de Shakira em São Paulo e Porto Alegre.

Entre no clima e decore todas as letras da setlist da El Dorado World Tour com a playlist abaixo:

Ouça a playlist “Shakira – El Dorado World Tour”: