Pular para o conteúdo

Shakira: Renascimento Otimista com ‘Las Mujeres Ya No Lloran’

Não há dúvida de que Shakira assinou um de seus grandes anos com os sucessos lançados em 2023, agora compilados em um aguardado álbum que inclui novas faixas. No entanto, é igualmente verdade que cada um dos hits se alimenta da amargura que a separação de Gerard Piqué deixou na cantora. Ela transformou a tristeza em arte, mas agora chora lágrimas de diamantes, e a loba já não uiva de dor. Os trechos das letras inéditas do álbum prenunciam uma mudança fundamental: Shakira voltou a sorrir.

Uma das novas colaborações apresentadas é com os mexicanos do Grupo Frontera, com quem continua cantando sobre o desamor, mas agora com um sabor de ponto final. “Se nota cuando se quiere pero cuando no, se nota más”, diz a canção com ritmos aztecas que ela já demonstrou dominar em “El jefe”. Um ponto final que é seguido por uma nova história? É o que muitos deduziram ao ouvir parte de “Nassau”, uma música afrobeat em que uma mulher recupera a ilusão após um desgosto amoroso.

“Eu que havia prometido que nunca mais voltaria a querer. Apareceste tu para curar as feridas que aquele deixou. Isso eu tinha fechado, com chaves e com cadeado, mas o que faço? Gosto demais de ti”, são os versos que transcenderam do single. Nada garante que seja autobiográfico, mas esse final de história seduz tanto seus fãs que não são poucos os que pensam que a artista deu uma nova chance ao amor.

Em “Cómo, dónde y cuándo”, ela consagra essa reviravolta otimista com um som mais roqueiro. “Entre a rotina e o estresse, a vida é uma cadela, já sei, mas para cada flor murcha, outra volta a crescer”, com essas palavras, Shakira parece encarar o mau tempo com bom humor. Além disso, outra parte da letra dá asas à teoria de que a cantora está novamente apaixonada: “O tempo voa quando se diverte. Não importa como, onde e quando, o que importa é com quem”.

Teremos que esperar até 22 de março, data do lançamento do disco, para confirmar essa nova fase que Shakira pode ter iniciado após exorcizar os fantasmas com um sucesso apoteótico. “Las mujeres ya no lloran” será lançado simultaneamente em vinil e digital em quatro edições diferentes: Diamante, rubi, esmeralda e safira. Conforme explicado pela própria artista, cada uma representa um atributo. A esmeralda: confiança; o rubi: paixão; o safira: vulnerabilidade; e o diamante: força e resiliência.