Pular para o conteúdo

Shakira: Por de Trás das Canções

“Não há uma maneira pronta ou pré-fabricada de se escrever canções. Não há ajustes ou acertos a se fazer.é um processo natural.Se trata de entrar num quarto, apagar as luzes e ver o que sai” Shakira é conhecida por escrever suas próprias letras e melodias.

Saiba um pouco sobre as principais composições da cantora e da inspiração que a levou a escreve-las:

Tus Gafas oscuras foi a primeira canção escrita por Shakira,aos oito anos, em referencia aos óculos escuro usados freqüentemente por seu pai após a morte de um de seus filhos.

A canção Magia foi feita para o primeiro amor de Shakira, Oscar Prado.

Shakira resolveu escrever Estoy Aqui após ouvir a história de um amigo.

Antologia Foi escrita após o final de relação de Shakira com Oscar Ulloa “Sentia necessidade de contar o que havia aprendido com esta relação. Não podia ser tão desagradecida com um namoro que me fez tão feliz”.

Pies Descalzos Sueños Blancos foi uma sátira ao protocolo exagerado da sociedade, é uma das canções favoritas de Shakira.

Te Espero Sentada e Quiero foram escritas por Shakira em meio às gravações da novela El Oásis, da qual participou.

Donde Estás Corazón foi escrita às pressas, dentro de um táxi, no trajeto que levaria Shakira ao estúdio de gravação.

Se Quiere se Mata foi escrita diante da dificuldade de Shakira para entender por que se geram tantos problemas com a chegada de um bebê, que segundo ela “é algo grandioso”

Há muita especulação a respeito do merecedor de Ciega Sordomuda’, muitos dizem que foi escrita para um amor platônico de Shakira.Outros dizem mais: que este amor era Ricky Martin;porém, não há nenhuma confirmação.

Sobre Que Vuelvas, Shakira diz: “Escrevi Que Vuelvas quando descobri que tinha que chorar sobre um morto, quando o amor estava pálido e doente”.

Shakira considera Inevitable uma radiografia de si mesma e Tu , a maior declaração de amor que já escreveu.

Shakira considera Octavo Dia a canção mais inteligente que já escreveu.

Moscas En La Casa foi escrita no Brasil, durante a relação de Shakira com Oswaldo rios.

Sobre Objection, Shakira diz: “Me lembro de estar muito nervosa por ter tomado a decisão de gravar em inglês pela primeira vez. Neste dia, pedi a Deus com muita fé que me enviasse um sinal Se eu estivesse predestinada a fazer este álbum, que ele me mostrasse me enviando uma canção. Falei: ‘ Bom, eu e você temos que conversar. Preciso que me mande uma canção. Não amanhã, não depois de amanhã, não semana que vem.Tem que ser hoje, por que preciso saber se devo continuar de uma vez por todas.’. Talvez eu vá soar um pouco mística, mas quase imediatamente depois comecei a escrever a letra e a melodia ao mesmo tempo, e quando isto acontece, é maravilhoso.”

A versão Afro- Punk de Objection é uma homenagem aos tambores e percussões brasileiros.

A respeito de The One, Shakira diz: “Eu e Glen (Ballard, produtor de artistas de peso como Alanis Morissete) Trabalhamos uma tarde inteira numa canção que no final não incluí no cd. E pouco antes de tomar um avião, quase em 15 minutos fizemos outra canção: The One. Ele começou a improvisar uns acordes na guitarra e eu uma melodia. Levei o cassete comigo e no caminho escutava e dizia ‘wow!Esta vai ser uma grande canção. Fui para a Argentina visitar Antonio. Aí escrevi a letra, acrescentei a refrão à melodia e produzi a canção com Léster Mendez”

A canção escrita por Shakira para a companhia Paramout, cujo trabalho de composição pode ser visto em seu ultimo dvd, foi deixada de lado, segundo a cantora, por não adequar ao projeto, embora considere ser uma boa canção e não descarte a possibilidade de grava-la um dia.

Shakira escreveu Dia de Enero logo após o show na Argentina exibido em seu ultimo dvd ‘Live and off The Records’. Segundo Antonio, esta é a canção mais intima já escrita pela cantora a respeito da relação deles.

La Tortura inicialmente era apenas um diálogo.

Obtener um Si nasceu da admiração de Shakira pela MPB musica popular brasileira e de sua vontade de gravar algo deste tipo.

Costume Makes The Clown foi a primeira musica escrita por Shakira para o projeto Oral Fixation, na Espanha, ainda durante suas férias.