Pular para o conteúdo

Shakira: Guitarrista, Brian Ray fala sobre trabalho em Laundry Service

Shakira, durante toda sua carreira sempre esteve rodeada de músicos talentosos.

Um deles foi, Brian Ray, nascido em Los Angeles, EUA em 1955, que é um cantor, guitarrista, compositor e baixista de grande sucesso que trabalhou na produção do álbum Laundry Service.

Além de Shakira, Brian Ray trabalhou com Paul McCartney, Etta James, Johnny Hallyday e Kelly Clarkson.

Em entrevista recente, publicada pelo site Ultimate Guittar, Brian Ray fala sobre o trabalho em Laundry Service, mas especificamente em Whenever, Wherever. Ele ressaltou que haviam muitos produtores, mas no fim ainda era a visão de Shakira.

Confira abaixo os trechos da entrevista traduzida pela equipe do Portal Shakira:

Durante uma aparição no Rock Talk With Mitch Lafon, o guitarrista de Paul McCartney, Brian Ray, lembrou-se de ter trabalhado com Shakira em seu álbum de grande sucesso de 2001, “Laundry Service”.

Paul McCartney e Brian Ray

Com mais de 13 milhões de unidades vendidas em todo o mundo,“Laundry Service” é um dos álbuns mais vendidos do século. Apresenta sucessos como “Whenever, Wherever”, “Objection (Tango)” e muito mais.

Brian comentou sobre seu envolvimento:

“No caso de Shakira, eu não estava familiarizado com seu trabalho, mas recebi um Mp3 de algumas das coisas que faríamos – e havia vários produtores no álbum ‘Laundry Service’, aquele álbum enorme.

Eu sabia que iria trabalhar com quatro produtores diferentes em Miami no Criteria. E então, eles me arranjaram um hotel lá e alugaram um carro, e eu simplesmente fiquei escondido por cerca de 10 dias”

“Eu continuei vindo e havia um cara diferente no conselho com o mesmo engenheiro todos os dias, e eu trouxe uma série de guitarras para uma variedade de sons, amplificadores e pedais..”

“E apenas um por um, você ouve a música que você vai gravar agora, e você mesmo toma as decisões, então você pode tocar isso para o produtor e eles dizem, ‘Um pouco mais assim, por favor . um pouco menos assim, por favor … ‘

“E você apenas bagunça isso e continua bagunçando os dials. Mas, felizmente, para um cara como eu, não sou apenas um tipo de músico. Quer dizer, minhas raízes estão no blues, blues-rock e R&B, e sempre tive uma afinidade com o pop.”

“Então isso dá a você muito para prosseguir. Pop é um termo muito amplo e você simplesmente vai a partir daí, cara. Eles dizem, ‘Não assim, mais assim.’ Então, na introdução, digamos, ‘Whenever, Wherever’, toquei cerca de 19 vezes antes de eles dizerem que era esse.”

“Não havia notas erradas ou algo assim, eles apenas tinham uma ideia em suas mentes sobre como iria oscilar. E não houve nenhum clique – tudo isso é quase gratuito, então eles continuaram fazendo isso até que a mágica acontecesse para eles.”

Fale comigo bem rápido sobre como trabalhar com os diferentes produtores. Quando você está lidando com coisas pop especialmente, eles parecem ter três, quatro ou cinco produtores. É difícil para você ter essas quatro ou cinco visões diferentes acontecendo ao mesmo tempo?

Acho que o projeto Shakira é aquele que fala, fala isso de forma mais eficiente. Estávamos no mesmo estúdio o tempo todo e, como eu disse, um novo produtor vinha e se sentava na cadeira do produtor a cada dia, ou a cada dois dias.

“Mas, o traço comum era que todos estavam puxando a corda para o meio, e isso era Shakira, e seu som, e o que sua visão era.”

“Então não é como se estivéssemos começando do zero, essas músicas já estavam praticamente concluídas, eles já tinham 12 guitarristas tentando algumas dessas músicas.”

“E agora eu estava chegando como uma limpeza para terminar tudo, ou juntar tudo, ou dar a eles sua imagem final de guitarra.”

“Então era tudo sobre Shakira, e embora haja uma variedade de músicas naquele álbum, uma é uma espécie de balada dos Beatles – ‘Underneath Your Skin’, eu acho que se chama [é ‘Underneath Your Clothes’].

“Existem tantas cores diferentes, mas é tudo Shakira, então não tão diferente.”

Leia a entrevista completa, em inglês, clique aqui.

Ouça o álbum “Laundry Service” no Spotify:

Leia também:

Os Melhores vídeos da Era Shakira – Laundry Service

Oral Fixation e Laundry Service de Shakira entram no chart Billboard 200

A Latina Global: Shakira a Rainha do Super Bowl – Retrospectiva 2020