Pular para o conteúdo

Shakira é acusada pelo Fisco Espanhol, mesmo após pagar 20 milhões

Shakira mais uma vez foi alvo de acusações do Fisco Espanhol. Novamente, a mídia espanhola, como também meios mundiais, inclusive brasileiros, repercutiram o assunto.

Segundo a agência Efe, a receita espanhola enviou um novo relatório à justiça do país, no qual ratifica que a cantora Shakira estaria devendo 14,5 milhões de euros em impostos entre 2012 e 2014.

O Fisco Espanhol também pedia valores referente ao ano de 2011, porém esse suposto crime fiscal já prescreveu.

A cantora afirma que ela não teria passado 184 dias na Espanha, o mínimo para ser considerada residente do país e começar a pagar impostos.

Em 2018, foi divulgado que a cantora pagou 20 milhões de euros ao governo da Espanha para pagar uma dívida por um suposto crime fiscal cometido entre os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Porém, mesmo após esse pagamento, a colombiana vem sendo perseguida pela imprensa e pelo Fisco.

No ano de 2019, Shakira compareceu ao Tribunal em Barcelona para responder a acusação de evasão de impostos:

“Shakira cumpriu em todo momento, incluindo no período entre 2011 e 2014, com suas obrigações tributárias, em todos os países que trabalhou e não deve nada à Fazenda espanhola… Assim que soube da quantia que, de acordo com a Agência Tributária Espanhola, teve que pagar e antes do ajuizamento da reclamação, Shakira pagou a quantia integralmente, além de fornecer informações exaustivas ao Tesouro. Portanto, atualmente não existe nenhuma dívida”, informou a agência de comunicação de Shakira.

Shakira declarou que entre 2012 e 2014 não residia em território espanhol e por isso não havia realizado nenhuma atividade nem recebido nada na Espanha, tendo transferido sua residência das Bahamas para Espanha em 2015.

A assessoria de Shakira ainda informou que “a cantora cumpriu com todas as suas obrigações tributárias e sempre atuou seguindo o critério das recomendações precisas de seus assessores, que são profissionais de primeiro nível de uma das empresas mais importantes do mundo, de reputação e reconhecimento internacionalmente pelo seu conhecimento em temas tributários”.

Em 2010, durante a gravação do vídeo de Waka Waka, Shakira e Gerard Piqué se conheceram, porém o relacionamento foi confirmado somente em março de 2011. A cantora só estabeleceu residência fixa na Espanha em 2015, quando seu primeiro filho completou 2 anos, Milan (nascido em 2013).

Na internet, a notícia repercutiu entre os fãs e admiradores da cantora. Shakira se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter com mais de 50 mil tweets. Entre os tweets um deles, que defendia a colombiana, teve mais de 150 mil curtidas e 20 mil retweets.

“Shakira investe em educação na Colômbia, constrói escolas e sonega impostos na Europa. Isso eu chamo de reparação histórica, tira de lá pra devolver pra América,”

Em resumo, a Shakira cumpriu com todas as suas obrigações tributárias, porém o processo ainda não foi encerrado e a imprensa muitas vezes não explica os fatos com clareza. Esperamos que em breve isso seja um assunto completamente resolvido.

Leia também:

Shakira e Príncipe William assinam carta aberta no Dia da Terra

Gerard Piqué usa foto de perfil de Shakira em seu WhatsApp

Shakira apoia o Google Org Impact Challenge para mulheres e meninas