Pular para o conteúdo

Shakira: “Cada vez que uma escola é construída, a sociedade se transforma”

Shakira compareceu no sábado à entrega da escola Nova Floresta, construída pela Prefeitura de Barranquilla em parceria com a Fundação Pies Descalzos. A nova escola beneficiará cerca de 1.190 estudantes a cada ano.

A ‘Rainha do Pop Latino’, a barranquillera Shakira, compareceu no sábado a um dos bairros mais populares e populosos de sua terra natal para entregar uma nova escola que estará à disposição dos habitantes do Sudoeste da capital atlanticense.

A espera pela estrela musical foi agradável, várias crianças carnavalescas, representantes de danças e comparsas cantaram temas como “Sesión 53”, que ela fez junto com Bizarrap.

Por volta das 11h55, Shakira chegou à escola e a percorreu ao lado do prefeito Jaime Pumarejo Heins, para ver como a obra se destacava por seus tijolos amarelos.

O evento começou com a exibição de um vídeo no qual várias crianças agradecem à cantora por seu contributo para a construção desta obra.

Luisa Ana Rodríguez Villalba foi uma das estudantes que preparou algumas palavras em inglês, demonstrando que o programa de bilinguismo na cidade tem dado bons resultados. “Em Barranquilla, não só dançamos assim, mas também é válido ensinar”, disse, desencadeando o som de um grupo de percussionistas que estava ao lado do palco.

Diversas demonstrações de canto e dança foram oferecidas em homenagem à intérprete de “Las caderas no mienten”, que acompanhou atentamente cada apresentação e aplaudiu.

O grupo musical da Fundação Pies Descalzos interpretou em inglês o popular “Waka Waka” e “Hips Don’t Lie”, enquanto um grupo de dançarinas com trajes coloridos dançou para a deusa barranquillera. Também houve espaço para cantar cúmbia, tocando “La piragua” e Shakira cantarolou o clássico escrito por José Barros. Foi um verdadeiro carnaval dentro da escola Nova Floresta com esta apresentação.

“Obrigada por nos fazer sonhar” O primeiro a falar foi o prefeito distrital, Jaime Pumarejo Heins, que disse que este sábado era um dia muito feliz, porque Shakira veio para fazer todos os meninos e meninas de Barranquilla sonharem.

Em seu discurso, o prefeito lembrou: “Barranquilla é uma cidade de portas abertas e sem dono, onde todos nós temos que contribuir para torná-la maior.” E acrescentou: “Shakira, muito obrigado por nos fazer sonhar, porque essas crianças hoje levarão consigo a visão de que tudo é possível. Mais do que a arrecadação de fundos e o esforço para construir esta escola, seu legado é inspirar cada uma dessas meninas a sonhar e a se atrever a realizar seus sonhos. Portanto, muito obrigado, porque isso vai além das paredes, é inspiração, motivação, carinho… Devemos muito a você.”

“Trabalharei pela juventude” Por sua vez, Shakira, mostrando seu lado mais filantrópico, comentou que era muito difícil expressar com palavras a alegria que a inundava ao compartilhar esta obra com as pessoas de sua terra.

“Estou feliz por estar aqui com as crianças que poderão desfrutar desta escola. Em nosso país, ainda há mais de um milhão de crianças fora da escola, sem educação, mas hoje saímos daqui muito animados, com motivação e inspiração para continuar trabalhando pela juventude.”

A artista barranquillera deixou suas pegadas descalças como um ato simbólico de sua fundação, ao qual se juntaram o prefeito distrital e uma estudante, para lembrar que em Barranquilla, sonhar é válido.

Depois, em uma coletiva de imprensa, a cantora e filantropa disse: “Acabei de visitar a escola, quero que meus filhos saiam inspirados a fazer algo pela sociedade… Acredito que cada vez que uma escola é construída, a sociedade se transforma, investir em educação é o melhor, e sempre há algo que retorna. Aqui vimos uma menina na apresentação falando inglês perfeitamente, ela aprendeu apenas há um ano, eu aprendi tarde, aos 21 anos, e isso me abriu o mundo, então estou feliz em ver avanços como esse”, disse a artista.

O Bosque enlouqueceu Um orgulho latino de Barranquilla para o mundo! Desde cedo, fãs de Shakira e moradores da região se reuniram nas proximidades do novo centro educacional, com grande expectativa.

Pais, crianças e jovens, todos com sorrisos de emoção e gratidão, aguardavam ansiosamente a chegada da artista, cujo compromisso com a educação tem sido uma fonte de inspiração global.

Ser fã de Shakira é uma experiência que vai além de admirar uma artista. É uma conexão profunda, uma fonte de inspiração e um estilo de vida para muitos, como Hanny Puerta, que, com um quadro inspirado no rosto da artista, sonhou em tê-lo em suas mãos e finalmente conseguiu. “Estou cursando o primeiro ciclo de pintura plástica na EDA. Passei por um processo de óleo, já terminei. Levei 10 horas pintando. Decidi fazer este quadro como agradecimento ao projeto que Shakira está realizando.”

Os gritos ecoavam em cada esquina. Nas imediações da escola, os desejos de ver a cantautora de perto eram palpáveis.

Por isso, refletindo sua grande humanidade, Shakira cumprimentou muitas crianças e jovens que a ovacionaram com entusiasmo.

Assim como Andrea Quevedo, presidente do Clube de Fãs Shakira Colombia, que viajou de Medellín para testemunhar o momento. “Shakira continua contribuindo com a educação e sempre a admiraremos.