Pular para o conteúdo

O Spotify declarou o dia 29 de setembro como o Dia de Shakira.

Desde seus primeiros passos em Barranquilla até os estádios internacionais cheios de fãs de todas as idades, Shakira provou ser uma embaixadora musical sem igual. Sua grande influência levou ao trending hashtag #Shakiramereceundía na conta X em 30 de agosto.

Esta iniciativa liderada pelo Spotify Colômbia buscava que a barranquillera fosse homenageada com um dia em seu nome no país. Aproveitando que setembro não tem feriados, eles iniciaram uma campanha incentivando seus fãs a expor as razões pelas quais essa data deveria ser implementada.

E eles conseguiram. Após a aceitação que a iniciativa teve nos últimos dias, capturando o coração de seus fãs não apenas na Colômbia, mas em toda a América Latina, o Spotify revelou os resultados de uma pesquisa realizada nas principais cidades do país. Nela, um impressionante 72% dos colombianos expressaram que, sem dúvida, a artista de Barranquilla merece ter um dia em sua homenagem.

“O Spotify anuncia o #DíaDeShakira, respondendo ao chamado dos fãs, que foram fundamentais na amplificação da mensagem. Esta iniciativa é uma homenagem à artista que representou a Colômbia com orgulho perante o mundo por muitos anos. Também é uma oportunidade para que, como país, celebremos nossa música”, afirmou Manuela Echeverry, líder de relações com artistas e gravadoras do Spotify na região Andina.

Os entrevistados reforçam essa percepção. 37% dos participantes associam Shakira à transformação da imagem da Colômbia no mundo. Da mesma forma, seu compromisso filantrópico é outra razão de admiração; 32% valorizam seus esforços para melhorar o futuro de comunidades desfavorecidas, e 31% aplaudem sua influência e o impulso que deu à carreira de outros artistas locais.

Entre as principais descobertas, 75% dos entrevistados afirmaram sentir-se inspirados ou influenciados pessoalmente pela música de Shakira ou por suas ações. Da mesma forma, 53% das mulheres entrevistadas destacaram a influência da artista na promoção do amor próprio e na importância de seu papel como mãe.

Os colombianos também expressaram qual tem sido a maior contribuição de Shakira para seus fãs, sendo os principais contributos o empoderamento que promoveu por meio de sua música (36%), o reconhecimento do talento local e o fortalecimento da imagem do país (36%) e a filantropia como embaixadora da educação (27%).

Assim, começaram a circular mensagens elogiando a artista: “Porque graças a ela aprendi que quando se deve falar de dois, deve-se começar por um mesmo, uma frase que se tornou um lema de vida, porque sua vida me acompanhou em diferentes momentos, quando estive triste, feliz, ela me enche de vida”, disse um dos usuários.

Outros atribuem sua evolução artística ao longo dos anos como incrível e sua influência perdura em cada geração, ou porque ela mobiliza massas como nenhum outro latino no mundo.

E sua incomparável mistura de ritmos latinos, rock e pop transcendeu fronteiras, e suas letras, carregadas de poesia e paixão, conectaram com audiências de todos os continentes.

Sem dúvida, a mulher por trás de “Antología” deu ao país inúmeras razões para homenageá-la e celebrar seu legado; não apenas na Colômbia, mas na América Latina e no mundo, já que, assim como seus quadris não mentem, as estatísticas do Spotify também não: até o momento, existem mais de 157 milhões de playlists que contêm músicas da barranquillera em nível global.

Apenas para mencionar alguns marcos recentes, “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” e “TQG” alcançaram a primeira posição no Top Global do Spotify, sendo essas músicas as mais reproduzidas na América Latina no último ano. No caso da Colômbia, essas músicas, junto com “Te Felicito” e “Acróstico”, foram as mais tocadas da artista nos últimos 12 meses.

Shakira, embaixadora EQUAL global em setembro de 2023 Por anos, Shakira tem sido um ícone da música latina no mundo, inspirando inúmeras artistas femininas a levantar suas vozes e alcançar seus objetivos na indústria. Em reconhecimento à sua dedicação, o Spotify a nomeou embaixadora de seu programa EQUAL para setembro. Essa iniciativa tem como objetivo promover a igualdade de gênero na indústria musical, destacando o talento e o esforço das artistas dentro e fora da plataforma.

Até agora, a plataforma adicionou mais de cinco mil mulheres artistas às playlists do EQUAL e apoiou mais de 800 embaixadoras em seus países de origem e em outros mercados em potencial. “Este é mais um reconhecimento para a artista, mulher e líder que trouxe inúmeras lições ao longo de sua carreira e vida. Para nós, do Spotify, que somos fãs de Shakira, é um orgulho celebrá-la”, conclui Manuela Echeverry, Líder de Relações com Artistas e Gravadoras do Spotify na região Andina.

O dia em que a Colômbia homenageou Shakira não celebrou apenas uma cantora excepcional, mas também uma mulher comprometida com sua terra natal e com a construção de um futuro melhor para as gerações futuras.

Seu legado permanecerá na música e no coração dos colombianos, inspirando novas gerações a sonhar grande e alcançar seus objetivos com paixão e determinação.