Pular para o conteúdo

Saiba como Dj MEME começou a trabalhar com Shakira em 1996

Hoje o Portal Shakira vai contar um pouco da história por trás do sucesso de Shakira no Brasil.

Em 1996, Shakira era um jovem cantora com futuro promissor e seu recém lançado disco “Pies Descalzos” começava a fazer sucesso e conquistar milhões de fãs ao redor do mundo.

O Brasil foi um dos primeiros países a receber a colombiana de braços abertos, porém qual foi o caminho para o sucesso?

Dj Meme pode responder essa pergunta! Ele concedeu uma entrevista ao apresentador Maurício Pacheco no programa  “Segue o Som” do canal TV Brasil.  Vamos mostrar o trecho da entrevista que Meme fala sobre Shakira e conta como produziu canções para o cd The remixes e também revelaremos outros detalhes.

O carioca Marcelo Mansur, conhecido como DJ Meme, foi o responsável pelo remix de Estoy Aquí (lembra do qui-qui-quito) quando preparou o remix para Shakira fez a cantora chegar às primeiras posições nas paradas de sucesso da revista Billboard. A partir daí, produziu para Mariah Carey, Des’ree, Gloria Estefan, Dido e Toni Braxton.

Vamos contar a história desde seu início:

Shakira - Pies Descalzos, Sueños Blancos (1996)
Shakira – Pies Descalzos, Sueños Blancos (1996)

Em 1996 os holofotes estavam apontados para DJ Meme, devido ao gigantesco sucesso comercial dos discos “Assim caminha a Humanidade” e “Eu e Meme, Meme e Eu”, que produziu para Lulu Santos, e graças a isso, somado a um histórico de bom relacionamento com as gravadoras por conta de remixes que ele já fazia desde 1986, recebeu uma encomenda da Sony Music americana, a filial da Colômbia estava celebrando a carreira de um de seus artistas mais importantes na musica popular naquele país. O artista chama-se Diomedez Diaz, uma espécie de Dominguinhos colombiano e decidiram preparar um disco de remixes deste artista. Para isso, reuniram 10 remixers do mundo, cada um de um lugar diferente Meme foi o escolhido no Brasil.

A encomenda foi feita por Sergio Lopes, que havia trabalhado no Brasil, e naquele momento estava dirigindo o escritório de Miami para a America Latina.

Sergio falou para Meme fazer o seu melhor do jeito que quiser, mas a única coisa que não poderia mexer, é na “sanfona” de Diaz. A música chama-se Lucero Espiritual.

Porém Dj Meme resolveu arriscar e retirou a Sanfona! Mais tarde, ouvindo o disco, ele percebeu que foi o único Dj a fazer isto, talvez até por essa razão, o remix dele foi o único que deu certo, entrando em programações de radio e clubs.

2 meses depois, ele recebeu outro Telefonema da Sony americana:

Meme, os colombianos ficaram muito satisfeitos com o seu remix do Diomedez Diaz, e sugeriram você para fazer os primeiros remixes dessa nova artista deles, que neste caso, devemos lançar não só na Colômbia, mas no mundo todo. O nome dela é SHAKIRA!

A sony pediu remixes de 2 músicas, “Estoy Aqui” e “Un Poco de Amor” e mandaram o CD pra ele ouvir.

Como o remix era para a Sony USA, e não para Brasil, Meme deixou de lado todos os truques comerciais de arranjos que as vezes  aplica para fazer tocar nas rádios brasileiras, e pensou:

“Quer saber ? Não é pra radio e nem pra Brasil, vou fazer pista, se der certo, ótimo”

Leia um relato do Dj Meme sobre o processo de produção:

Liguei para o meu fiel escudeiro Hiroshi Mizutani :

– “Hiro, hoje não vamos dormir cedo, ok ? Esse mix é pra Sony americana. Enquanto eu nao sentir que esta maior que tudo o que ja fizemos, ficamos aqui. De repente, até voltamos amanhã.”

Fui para o estúdio mais cedo que ele, para preparar o groove e montar a voz dela por cima. Ele chegou lá pelas 6 da tarde, com essa parte já feita e pronta para tocar por cima. Mudamos os acordes originais da música; cantei para ele meia dúzia de grooves de piano usados em House, e dizia :-”toque aqui…aqui não”; criei partes que não existiam na música e usei orgãos com sons de igreja do Harlem; picotei a voz criando o famoso “Qui-qui-qui-quito-qui…”e quando vi o mix foi tomando sua própria forma e caminho.

O remix deu certo no exterior e acabou no Brasil como se fosse algo “importado”. A revista Billboard afirmou que o remix foi responsável pelo 1º estouro de Shakira no mundo, e quando ela veio pela primeira vez ao Brasil e apresentou-se no Faustão, a Globo pediu para ela cantar a versão remix alegando que esta versão que era conhecida no país.

Meme inclusive revelou que em 1997 esteve com Shakira em uma entrevista e ela comentou o fato dizendo que ficou um pouco “mexida” mas na apresentação se soltou e dançou, simplesmente maravilhosa.
Confira o vídeo da apresentação abaixo:

Para saber um pouco mais do trabalho do DJ Meme siga no facebook, Twitter ou no Instagram.