Pular para o conteúdo

Segundo Jornal, Shakira teve que pagar mais de 20 milhões de euros para se livrar do fisco espanhol

Por essa a nossa diva latina não esperava, Shakira teve que desembolsar um pouco mais de 20 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões) ao governo da Espanha para pagar uma dívida por um suposto crime fiscal cometido entre os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014.

Mas segundo o diário espanhol El Periódico, esse valor é referente apenas aos impostos do ano de 2011. 

A promotoria de Barcelona investiga a denúncia da Agência Tributária pelos delitos fiscais por considerar que, durante todos esses anos, Shakira morava na Espanha e, por isso, deveria pagar tributos no país pela maior parte de sua renda produzida com shows ao redor do mundo.

A defesa de Shakira alega que entre 2011 e 2015 a cantora manteve sua residência fiscal fora da Espanha e que se estabeleceu em Barcelona apenas em 2015.

A relação da cantora com o jogador do Barcelona Gerard Piqué começou em 2011, mas fontes próximas a Shakira dizem que ela passava a maior parte de seu tempo fora da Espanha, que grande parte de sua renda vinha do exterior e que ela sempre cumpriu as obrigações fiscais. 

Vale lembrar que Shakira foi uma das celebridades citadas no escândalo “Paradise Papers”, que estourou em novembro do ano passado e trouxe à tona dados secretos sobre contas bancárias e empresas mantidas em paraísos fiscais por gente renomada do mundo inteiro. Madonna, Bono e até a rainha Elizabeth II também tiveram parte de suas finanças expostas na época.