Pular para o conteúdo

Há 14 anos, Shakira se apresentava no Grammy Awards

Hoje completa 14 anos de uma das icônicas apresentações de Shakira em premiações.

A diva colombiana se apresentou na 49ª edição do Grammy Awards, em 11 de fevereiro de 2007. Ao lado de Wyclef Jean, Shak com os cabelos cacheados e volumosos, vestida de dourado, trouxe uma incrível presença de palco e vocais potentes, com Hips Don’t Lie.

Confira os prêmios e indicações de Shakira:

1999 – Dónde Están Los Ladrones? – Best Latin Rock/Alternative Performance – indicação
2001 – MTV Unplugged – Best Latin Pop Album – Venceu
2006 – Fijación Oral Vol. 1 – Best Latin Rock/Alternative Album Venceu
2007 – Hips Don’t Lie (with Wyclef Jean) – Best Pop Collaboration with Vocals – indicação
2008 – Beautiful Liar (with Beyoncé) – Best Pop Collaboration with Vocals -Indicação
2018 – El Dorado – Best Latin Pop Album – Venceu

O single de Hips Don’t Lie foi lançado em 28/02/2006 e escrito pelos intérpretes, juntamente com Jerry Duplessis e LaTravia Parker.

A sua gravação decorreu em finais de 2005, logo após o lançamento do disco, nos estúdios The Hit Factory, em Nova Iorque, Estados Unidos, Olympic Studios, em Londres, Inglaterra, e Pacifique Studios, em Hollywood, Califórnia, sendo incluída como faixa bônus em uma reedição do mesmo.

Capa do single Hips Don’t Lie

Derivada do pop latino com o worldbeat, possui fortes influências de estilo reggaeton combinado a salsa e cúmbia. Musicalmente, de acordo com a própria cantora, fala sobre o poder da sedução de uma mulher através da dança. Descrita como a canção assinatura de Shakira, foi lançada como o segundo foco da promoção do disco, através da editora discográfica Epic Records, sendo disponibilizada digitalmente apenas em 27 de maio na iTunes Store.

A faixa recebeu análises bastante positivas da crítica contemporânea especialista após o seu lançamento, que elogiou o seu ritmo dançante, bem como a mistura de estilos caribenhos, americanos e africanos na canção. Outros, compararam-na a trabalhos de Claudette Ortiz. O tema foi eleito “Single do Ano” pela rádio WHTZ e recebeu nomeações a várias premiações ao redor do mundo, como BMI Awards, People’s Choice Award e MTV Video Music Award. 

Comercialmente, o tema obteve um sucesso global, tendo atingido o primeiro lugar em 55 países, inclusive na Austrália, na Alemanha, na França, na Nova Zelândia, no Reino Unido e no Canadá, e sido o mais vendido do mundo em 2006. Nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro desde o início da carreira da artista, em 1996, a atingir o posto máximo da Billboard Hot 100 — convertendo-a na única colombiana a atingir tal colocação. Além disso, estabeleceu-se como o mais executado nas rádios locais em apenas sete dias, com mais de nove mil e seiscentas execuções, e como o mais bem-vendido em uma semana no país, com mais de 266 mil cópias, fazendo de Shakira a primeira intérprete na história a ultrapassar as 250 mil unidades. Até 2014, o single havia vendido mais de 5.500 milhões de unidades digitais e ringtones em território norte-americano e mais de dez milhões de cópias mundialmente, tornando-se um dos mais vendidos do mundo.

Relembre a performance de Hips Don’t Lie no Grammy Awards em 2007: