Pular para o conteúdo

Há 15 anos, Dia de Enero de Shakira era lançado como single

Dia de Enero, hit romântico de Shakira, acaba de completar 15 anos de seu lançamento como single. A canção, que faz parte do álbum Fijación Oral Vol. 1, de 2005, foi lançada como single em 16 de janeiro de 2006 na América Latina e na Espanha e conta uma história de amor vivida por Shakira.

Há 15 anos, Dia de Enero de Shakira era lançado como single
Há 15 anos, Dia de Enero de Shakira era lançado como single

O clipe foi dirigido por Jaume de La Iguana, que trabalhou com Shakira em outros momentos e foi filmado nas praias da Califórnia, mostrando Shakira em um atardecer, cantando e caminhando pela praia. Publicado no canal de Shakira no YouTube em outubro de 2009, Dia de Enero já ultrapassou os 112 milhões de visualizações.

A nossa diva colombiana Shakira é uma mulher romântica, de acordo com tudo o que conhecemos sobre ela. Segundo o portal latinoamericano Cultura Colectiva, existe toda uma história sobre a canção Dia de Enero, de Shakira.

A história começa em 1999, quando Antonio de la Rua formou uma equipe especializada em estratégias de publicidade e imagem. No ano de 2000, ele conheceu Shakira e os dois tiveram um relacionamento bastante sério e estável.

Em 2001, o pai de Antonio renunciou à presidência da Argentina, porque a crise no país era insustentável. O fracasso foi também para Antonio e Shakira estava lá para dar seu ombro e seu amor como apoio.

Dia de Enero seria uma carta de amor para Antonio, que na época representava uma parte importante na vida de Shakira e que estava em uma situação difícil.

Os versos abaixo se referem aos problemas que Antonio enfrentava:

Y ahora que andamos por el mundo
Como Eneas y Benitín
Ya te encontré varios rasguños
Que te hicieron por ahí

Pero mi loco amor
Es tu mejor doctor

Voy a curarte el alma en duelo
Voy a dejarte como nuevo
Y todo va a pasar
Pronto verás el sol brillar
Tú, más que nadie, mereces ser feliz

Já estes abaixo, falam do quão difícil foi acompanhá-lo nestes momentos, sendo uma manifestação do profundo amor que sentia por ele.

“Y aunque hayas sido un extranjero
Hasta en tu propio país
Si yo te digo ¿qué dices tu?
Tu aún dices ¿que decís?
Y lloras de emoción oyendo un bandoneón

Y aunque parezcas despistado con ese caminar pausado
Conozco la razón que hace doler tu corazón
Por eso quise hacerte esta canción”