Pular para o conteúdo

Shakira agradece jovens ativistas em prol da educação

A diva colombiana Shakira enviou, através das redes sociais, uma mensagem aos jovens ativistas que estão busca de um novo plano de financiamento global pela educação.

A cantora e defensora da educação lidera os esforços para lançar o Fundo Internacional Facilitador da Educação (International Finance Facility for Education – IFFEd), que vai liberar 10 bilhões de dólares por ano, para ajudar milhões de crianças em fase escolar.

Shakira agradeceu mais de 1,5 milhões de pessoas que assinaram uma petição apoiando o IFFEd, que será apresentada ao líder das Nações Unidas.

Confira a mensagem de Shakira:

A petição será entregue ao Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em Nova Iorque, por três Embaixadores da Juventude Global do Nepal, Quênia e Serra Leoa.

O trabalho se deu com as organizações BRAC, Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) e o site de campanhas Avaaz, para coleta de assinaturas na petição.

Shakira tem sido uma figura de destaque na campanha para enfrentar uma crise global na educação e colocar algumas das crianças em situação vulnerável na escola.

Mais de 260 milhões de crianças e jovens, atualmente, estão fora das escolas e milhares desistem, antes mesmo de chegarem ao nível médio.

Se isso não mudar até 2030, mais da metade das crianças e jovens do mundo – 825 milhões deles – não terão habilidades básicas ou qualificações necessárias para o mercado de trabalho.

Shakira se aliou a líderes globais e especialistas que, em 2015, tornaram-se Comissários da Educação, encarregados de apresentar grandes idéias para resolver os problemas. Presidida por Gordon Brown, enviado especial da ONU para a educação global, a comissão produziu o relatório The Learning Generation em 2016, que incluía planos para o International Finance Facility For Education – IFFEd.

No ano passado, Shakira enviou uma mensagem inspiradora aos lideres mais poderosos do mundo, às vésperas da cúpula G20, na Alemanha. No Global Citizen Festival, em Hamburgo, ela ficou ao lado de Gordon Brown e disse que o IFFEd tinha que se tornar realidade.

Ela disse: “Há muitas crianças correndo o risco de perder sua única janela de oportunidade. Não podemos pressionar a pausa e pedir que esperem para crescerem, até que tenhamos tudo resolvido”.

Shakira é defensora da educação desde longa data. Na sua terra natal, Colômbia, ela fundou a Fundación Pies Descalzosquando tinha apenas 18 anos e a sua fundação ajudou a educar milhares de crianças.

Agora ela está apoiando a IFFEd para ter sucesso, da mesma forma que uma iniciativa de financiamento nos anos 2000, que ajudou garantir que esquemas massivos de vacinação salvassem a vida de milhões de crianças.

A proposta para a educação tornaria a ajuda mais eficaz, maximizando o impacto dos recursos dos doadores através do Banco Mundial e dos bancos regionais de desenvolvimento. Em seu estágio inicial, o objetivo é levar 20 milhões de crianças à escola.

Os países multiplicariam o impacto, aumentando seus próprios financiamentos, comprometendo-se com reformas educacionais críticas.