Pular para o conteúdo

Shakira já abordava o abuso de autoridade e o racismo nos EUA em 2002

Ao longo de sua carreira, Shakira lançou diversos vídeoclipes de suas canções, onde em alguns deles ela faz uma crítica da sociedade e aos estereótipos sociais.

Já em outros, abordou temas delicados e presentes nos dias de hoje, como racismo e intolerância, que podemos ver em algumas cenas de The One, de 2002.

O clipe de The One foi lançado em 2003, sob direção de Ramiro Agulla e adicionado recentemente na conta oficial de Shakira no YouTube.

Gravado em formato cinematográfico em uma área artística de Miami e com um diagrama básico, podemos observar Shakira andando pela cidade em meio às pessoas, observando-as em situações cotidianas.

A partir dos 2:07 minutos de The One, podemos observar uma cena que nos remete ao recente episódio fatal, de 25 de maio, que pertubou a vida social e política dos Estados Unidos, alimentando o debate sobre o racismo e levantando novos questionamentos sobre a atuação das forças policiais contra a comunidade negra.

George Floyd, um homem negro, foi morto asfixiado por Chauvin, um policial branco, que se ajoelhou sobre seu pescoço por mais de 8 minutos.

Com origem na indústria da música, a iniciativa #BlackOutTuesday no último dia 2, convidou as pessoas a postarem uma foto preta em seu Instagram, Twitter ou Facebook, com o objetivo de promover uma pausa para um momento de reflexão em respeito e solidariedade às vidas negras perdidas.