Pular para o conteúdo

O retorno de uma heroína: Los Angeles Times elogia Shakira em resenha

A aclamada revista Los Angeles Times, fez uma resenha do primeiro show de Shakira na cidade durante a El Dorado World Tour (no dia 28 de agosto). A publicação destacou momentos da carreira da cantora, fez algumas observações mas no geral elogiou a atuação da colombiana.

Confira abaixo a resenha em tradução livre:

Shakira fez várias poses heroicas em seu show na noite de terça-feira no Forum: braços estendidos, postura impecável, longos cabelos cacheados caindo pelas costas.

A aparência combinava com ela de pé.

Com sucessos internacionais como “Whenever, Wherever”, “La Tortura” e “Hips Don’t Lie”, essa cantora colombiana de 41 anos fez o mesmo que qualquer outro nos anos 2000 para acender o pavio da explosão latino-pop que finalmente foi boom nos Estados Unidos no ano passado.

Seus fãs também sabem disso: quando Shakira buscou uma de suas canções mais antigas, “Antología” – lançada antes de cantar ocasionalmente em inglês -, você podia sentir o orgulho  em uma sala cheia de pessoas capazes de recitar cada uma de suas letras em espanhol.

Ainda não há muito tempo, era fácil imaginar se Shakira poderia perder a oportunidade que ela ajudou a criar.

Em 2014, após sua primeira temporada como coach em “The Voice”, ela lançou seu pior álbum: “Shakira” com a maioria das canções em inglês, o que diluiu seu som característico de uma maneira que seus discos anteriores não tinham. (Entre seus muitos equívocos estava um dueto incoerente com o astro country – e o colega treinador do “Voice” – Blake Shelton).

O nascimento de seu segundo filho um ano depois manteve a cantora fora da estrada, assim uma nova geração de estrelas latinas, incluindo J Balvin e Luis Fonsi, começaram a ascender neste país. No momento em que “Despacito” de Fonsi foi lançado no início de 2017 – o single acabou chegando ao topo da Billboard Hot 100 por um recorde de 16 semanas – Shakira parecia estar a caminho de seu status de emérito: respeitada, claro, mas não exatamente em demanda.

Astutamente, ela mudou de rumo com “El Dorado”, o álbum elegante e vívido que ela fez no ano passado com a ajuda de artistas como Maluma, Prince Royce e Nicky Jam. “Chantaje”, uma colaboração com Maluma (que também é da Colômbia), coloca seus vocais ofegantes sobre um ritmo de reggaeton pulsante; Até agora, a música foi transmitida quase 3 bilhões de vezes no YouTube e no Spotify.

Shakira parecia claramente animada com o sucesso do álbum durante o show de terça-feira, o primeiro de dois em Inglewood antes de sua turnê mundial ir ao Honda Center, Anaheim na sexta-feira.

Antes de “Chantaje”, ela saboreou a melodia sensual de seu megahit da moda tomando um minuto para instruir o público a cantar junto com ela. (Isso era orientação que ninguém precisava)

E em um ponto ela disse, “Milagres acontecem”, o que pode ter sido uma referência à sua recuperação de uma lesão no cordão vocal que a forçou a adiar a turnê de um lançamento planejado para 2017.

Mas não havia nada de desesperado ou exagerado nessa apresentação, que saiu do longo catálogo de Shakira – do rock meio sujo dos anos 90 de “Estoy Aquí” ao apetitosamente louco “She Wolf” (uma de suas melhores músicas em inglês) para uma versão animada do sonhador “Amarillo” do novo álbum.

O verdadeiro prazer do show foi ver o quão confortável uma veterana pode se sentir no palco, mesmo quando Shakira estava dramaticamente refazendo canções conhecidas como “Underneath Your Clothes”, uma balada que alguma vez foi romântica e que se ouvia em estilo trap e  “Can’t Remember to Forget You ”, na qual ela substituiu as guitarras new wave com uma vibe de reggae descontraída.

Muitos na posição de retorno de Shakira se cercariam de dançarinos para compartilhar o fardo da atenção da multidão.

Mas ela teve como apoio na terça-feira apenas a sua banda – uma raridade para um grande show de arena – que a deixou realizar os movimentos necessários em “Hips Don’t Lie” sozinha.

Shakira não poderia ter parecido mais feliz em fazê-los.

Confira a resenha original em inglês (clique aqui)

Os shows no Brasil estão marcados para o dia 21 de outubro, no Allianz Parque (São Paulo – SP), e no dia 23 de outubro, na Arena do Grêmio (Porto Alegre). Clique aqui para saber os preços dos ingressos dos shows de Shakira em São Paulo e Porto Alegre.

Entre no clima e decore todas as letras da setlist da El Dorado World Tour com a playlist abaixo:

Ouça a playlist “Shakira – El Dorado World Tour”: