Pular para o conteúdo

Justiça espanhola inocenta Shakira e Carlos Vives por denúncia de suposto plágio em “La Bicicleta”

Shakira e seu compatriota Carlos Vives foram absolvidos na manhã desta quinta-feira (16), pelo Tribunal Comercial nº 12 de Madrid, em um processo por suposto plágio da música “La Bicicleta”, vencedora do Grammy Latino de 2016 de melhor canção, anunciou a justiça espanhola nesta quinta-feira.

“Não existe de nenhuma maneira plágio”, afirma a sentença do tribunal, ao rejeitar as alegações do cantor cubano Livam de que a música era uma cópia de sua canção “Yo te quiero tanto” de 1997.”

Shakira defendeu a “completa originalidade” de sua música, afirmando que não conhecia  Castellano. Além disso, a cantora ainda frisou que a canção Yo Te Quiero Tanto, do cubano, não tem nem melodia e nem temáticas semelhantes com La Bicicleta.

Sharika relatou no tribunal que Carlos lhe enviou a demo da música [La Bicicleta] e ela contribuiu com mais um refrão e a melodia. Com os relatos, o juiz acabou entendendo que a frase supostamente plagiada, “yo te quiero tanto” se trata de “uma expressão comum, usada em todos os tipos de canções e textos”. Além disso, o tribunal teria se referido à declaração de Shakira como “coerente” e “detalhada”, que contou como ela concordou com a letra depois que Vives lhe enviou a canção.

Para finalizar, o juiz teria acrescentado que “quanto à melodia não há coincidências e a velocidade do ritmo e da harmonia também são diferentes”. Por este motivo, ele teria entendido que não há uma configuração do plágio na composição musical.

Relembre o caso clicando aqui.

Abaixo você confere o vídeo da chegada da diva latina ao Tribunal Comercial nº 12 de Madrid:

Confira abaixo o vídeo de Lá Bicicleta que acaba de ultrapassar a importante marca de 1.300.000.000 visualizações no YouTube.