Pular para o conteúdo

Fundación de Shakira avança na construção de novas escolas em cinco departamentos da Colômbia

Quando a Fundación Pies Descalzos, criada por Shakira, introduziu na Colômbia um conceito de infraestrutura educacional sem precedentes em alguns dos lugares mais pobres do país, muitas críticas surgiram, alegando que com os recursos de uma única escola desse tipo, seria possível construir outras quatro.

“Queremos que essas escolas dignifiquem os estudantes”, diz Patricia Sierra, diretora da Fundación Pies Descalzos, em entrevista à Forbes. Ela lembra que, no início, consideravam um avanço o fato das crianças aprenderem a usar papel higiênico e água. Recentemente, ela testemunhou uma ex-aluna da escola localizada em La Playa de Barranquilla conversando fluentemente em inglês na Universidad del Norte. “Encher essas instituições de oportunidades é um trabalho longo”.

Shakira percorre o mundo todo defendendo a educação e obtendo recursos para amplificar o impacto da fundação. No terreno, Patricia, que constantemente também busca recursos e aliados, segue diariamente o plano de trabalho.

Agora, estão construindo escolas em cinco departamentos colombianos (Atlántico, Bolívar, Chocó, Norte de Santander e La Guajira), que se somarão às escolas já construídas em Barranquilla, Quibdó e Cartagena. A infraestrutura varia de espaços com milhares de metros quadrados a pequenas instituições adaptadas às necessidades da região.

Em Tibú, na área de El Catatumbo, em Norte de Santander, a construção de uma escola de 6.200 metros quadrados está avançando e beneficiará 920 estudantes; em Barranquilla, estão construindo duas novas escolas, uma em Nuevo Bosque e outra em Villas de San Pablo, que juntas beneficiarão 1.920 estudantes; e na região de La Guajira, estão implementando a construção de 27 espaços educativos adaptados a áreas rurais dispersas próximas a lugares como Maicao, Manaure e Albania. Em Cartagena e Quibdó, novos projetos estão a caminho.

No modelo, estabelecem parcerias com governos locais para garantir a escalabilidade, mas a Fundação está presente com apoio para agir em questões difíceis para os sistemas educacionais públicos locais.

“Fazemos um trabalho constante de capacitação dos professores, os acompanhamos em sala de aula para melhorar a qualidade. Acompanhamos processos de bilíngue, arte e programas específicos para a primeira infância”, destaca Sierra.

Esta organização filantrópica beneficiou mais de 150.000 meninas, meninos e jovens. Seus projetos impactam comunidades inteiras.
Esta organização filantrópica beneficiou mais de 150.000 meninas, meninos e jovens. Seus projetos impactam comunidades inteiras.

Com projetos que têm impacto nos processos de ensino, a Fundación Pies Descalzos está alcançando mais escolas do que as que construiu. Somente em 2022, beneficiaram 59.724 meninas, meninos e jovens, e 2.717 professores com iniciativas que estão sendo replicadas em 168 escolas em todo o território nacional da Colômbia.

Um deles é o programa Jóvenes Emprendedores, no qual os estudantes aprendem a resolver problemas em sua comunidade e desenvolvem habilidades empreendedoras, e o outro é o programa Todos al Cole, que visa levar 54.000 crianças a combater a evasão escolar.
“Antes fazíamos isso sozinhos, agora multiplicamos o impacto”, destaca Sierra ao mencionar algumas das muitas parcerias que tornam esse impacto possível.

No Colégio Nuevo Bosque de Barranquilla, cuja abertura está prevista para este ano, além do governo local, participam La Salle College, Barça Foundation e Fundación La Caixa. Em El Catatumbo, um papel fundamental tem sido desempenhado pela Fundación Howard G. Buffett, de Howard Buffett, filho de Warren Buffett.

“Cada vez mais pessoas estão se juntando porque estamos vendo os resultados”, ressalta Sierra. “Cada peso investido é multiplicado. É muito positivo ver que os ex-alunos voltam às escolas para fazer parte dos projetos. Reunimos todos os atores e mostramos que os recursos são usados ao máximo”.