Pular para o conteúdo

Artigo: Os 7 Pecados de Shakira

Há quem diga que Shakira é comportada e que sua sensualidade é apenas uma forma de se expressar. O Portal fez um apanhado com os setes pecados de Shakira. Não, não estamos falando de sua vida pessoal.

Shakira sempre tem a música certa para todas as ocasiões felizes ou não de nossa vida não é mesmo?

Confira um apanhado das ocorrências dos sete pecados nas composições da colombiana.

Ira

Canções de dor de cotovelo são aquelas em que Shakira coloca mais de seus instinto destrutivo. Afinal de contas, dá pra não temer a mulher que deseja, entre outros, que seu ex e sua nova namorada sejam devorados vivos por moscas?

Esta, porém, não é a primeira vez que Shakria deseja coisas “boas” para alguém que a abandonou. Em Si Te Vas, ela discursa a respeito do que acontecerá a seu ex namorado quando ele perceber que sua nova parceira não escova bem os dentes ou quando a celulite invadir suas pernas.

Vaidade

Como boa representante do sexo feminino que é, a vaidade é um elemento crucial na carreira de Shakira. E, não, não estamos falando daquela vaidade saudável de cuidar de si mesmo. A vaidade dos sete pecados é bem diferente e aparece em inúmeras letras de Shakira, como em ‘Rules’, onde ela, encarnando uma mulher extremamente ciumenta,  insiste em afirmar que aquilo que diz são regras para seu relacionamento. Outra faixa em que ela apresenta confiança em excesso é ‘Good Stuff’, em que se apresenta como uma espécie de gênio da lâmpada que pode realizar todos os desejos de seu amado ou ainda como um prêmio.

Inveja

“Como pode uma mulher tão cheia de si sentir inveja de alguma coisa?”, você pode se perguntar depois de ler o texto acima, mas nós sentimos em lhe informar que a inveja aparece no trabalho de Shakira de forma bastante “mascarada”. Quer um exemplo? Basta reparar a letra de ‘Don’t Bother’, em que, usando uma ironia cortante, ela descreve com detalhes a mulher por quem foi trocada, dizendo coisas como “ela não é perfeita?” ou “ela é de longe melhor do que eu”.

Outra incursão no tema acontece em ‘Objection (Tango), em que, ao se encontrar como um vértice de um triângulo amoroso, ela solta coisas como “Perto do silicone barato dela eu pareço mínima”

Preguiça.

Shakira já afirmou diversas vezes que uma de seus hobbies favoritos é fazer nada. Ironicamente, a preguiça não é um elemento muito recorrente em suas músicas, mas aparece em faixas como ‘Dreams for Plans’, em que ela relembra de um passado não tão distante em que ela e seu parceiro passavam as tardes “olhando para o teto deitados no chão”. ‘Poem to A Horse’ também tem a preguiça como temática, mas desta vez o sujeito não é a própria Shakira, mas sim um ex namorado preguiçoso que “desiste antes de suar uma gota”. Pode?

 

Avareza

Todos sabemos que de avarenta Shakira não tem nada, por isso, não é de se espantar que a única ocorrência do tema seja exatamente em Timor, uma canção sobre políticos, que traz versos inteligentíssimos como “por nossa bandeira nós matamos ou morremos, contanto que não saibamos que é só para pagar as contas deles” ou “Eles arriscarão nossas vidas para fazer dinheiro, você não acha engraçado?”

Gula

Shakira já deixou mais do que clara sua fixação oral e já afirmou milhares de vezes que os chocolates são sua paixão, mas são raras as vezes em que ela menciona este vício em suas músicas. Uma das pouquíssimas vezes que ela menciona comida em suas músicas acontece em ‘Pide Más’, quando ela afirma preferir “todo o mel a um grão de sal”. Vez por outra, ela ainda traça um paralelo entre o amor e a comida, como em ‘Antologia’, ao afirmar que engordou mais de três quilos com os doces beijos do namorado; ou ainda em ‘Hey You’, quando diz que será a torta de morango de seu amado.

Luxúria

‘Hey You’ nos leva ao últimos dos sete pecados de Shakira – talvez o melhor deles. Quem nunca parou para pensar e concluiu que ‘Hey You’ é provavelmente a canção mais “safadinha” de Shakira? Na letra ela faz uma proposta repleta de segundas intenções e, no caminho, se propõe a ser “sua roupa de baixo favorita” ou até mesmo “a dona do ziper do seu jeans”. É claro que outras incursões no assunto também existem, como na recente ‘She Wolf’, afinal de contas, na letra ela afirma ter um “radar especial para localizar solteiros” e que tudo o que procura é “passar muito bem e se comportar muito mal nos braços de um rapaz”.