Pular para o conteúdo

Após onda de protestos na Colômbia, Shakira se manifesta nas redes

Os colombianos estão clamando por apoio e atenção ao que está ocorrendo no país. Shakira, que é uma das artistas mais socialmente engajadas da Colômbia e do mundo, se manifestou hoje (4 de maio), em suas redes sociais.

O governo do presidente Iván Duque, apresentou no Congresso no dia 15 de abril uma proposta de Reforma Tributária, como uma medida para financiar os gastos públicos. Esse projeto, gerou descontentamento da oposição posição política, além de duras críticas da população. No dia 28 de abril, houve o primeiro protesto contra a reforma tributária do governo. Desde então, tem uma crise de violência, em seis dias de protesto, morreram pelo menos 18 civis e mais de 800 ficaram feridas.

Shakira, pediu ao governo que tomem medidas para cessar essa violência, parar com a violação dos direitos humanos e restaurar o valor da vida humana acima de qualquer interesse político. Confira a declaração da cantora:

É inaceitável que uma mãe perca seu único filho para a brutalidade.
E que outras 18 pessoas tiveram suas vidas tiradas em um protesto pacífico.
As balas nunca poderão silenciar a voz de quem sofre.
E é imprescindível que não sejamos surdos ao clamor dos nossos.
Peço ao governo do meu país que tome medidas urgentes, PARE AGORA a violação dos direitos humanos e restaure o valor da vida humana acima de qualquer interesse político.

Devido a Pandemia da Covid-19, ocorreu uma intensificação da crise econômica no país. Houve aumento do desemprego e por fim os níveis de pobreza na Colômbia ficaram ainda mais evidentes.

No dia 1 de maio (Dia do Trabalhador), os protestos foram maiores (principalmente na cidade de Cali) e duraram até a madrugada do dia 2. No mesmo dia (02/05), o presidente anunciou a retirada a proposta de reforma tributária e o ministro da Economia renunciou. Porém, os protestos continuaram porque o presidente afirmou que irá redigir uma nova proposta para apresentar ao Congresso.

Antes da Shakira se posicionar, haviam muitos comentários em suas redes sociais pedindo o apoio da colombiana. Entre, esses pedidos também algumas críticas. Entretanto, a cantora como sempre se posicionou e mostrou apoio as manifestações que eram pacíficas.

No Twitter a publicação de Shakira tem, até o momento, mais de 55 mil curtidas e 16 mil RTs.

Como todos sabem (ou deveriam saber), Shakira se dedica ativamente em combater a pobreza na Colômbia, ela possui diversas escolas fundadas pela Fundación Pies Descalzos. Além disso, desde 2003 é embaixadora de boa vontade do Fundo para a Infância das Nações Unidas (Unicef).

A Colômbia, como outros na América Latina, é um país onde poucos têm muito, muitos não têm quase nada e, se você nasceu pobre, certamente morrerá pobre. Onde as pessoas não têm acesso igual a oportunidades, porque geração após geração, elas ficam presas nesse círculo vicioso. Shakira

Em um artigo, Shakira declarou: Durante a minha infância e adolescência na Colômbia, descobri que milhares de crianças e jovens da minha idade estavam sozinhos, que sentem fome, que viviam a violência, o frio das noites e não contavam com uma escola, aquele lugar onde se sentia protegido. Há 52 milhões de crianças que vivem na pobreza na América Latina. Esta ideia sempre foi insuportável para mim, e quando criança estava convencida de que a educação era a única saída.

Leia: Um futuro mais presente por Shakira Mebarak

Sobre a Fundação Pies descalzos:
Fundada pela artista Shakira em 1997, a Fundación Pies Descalzos apoia a educação na Colômbia há mais de 20 anos. Eles buscam superar a falta de acesso à educação de qualidade e melhorar os processos de ensino e inovação na Colômbia e na América Latina.

Para doar ou obter informações clique aqui e contribua com a Fundação Pies Descalzos.