Pular para o conteúdo

Shakira – She Wolf / Loba

She Wolf (intitulado como Loba em regiões hispânicas) é o oitavo álbum de estúdio da artista colombiana Shakira. O seu lançamento ocorreu 9 de outubro de 2009, através da Epic Records e da Sony Music Latin. Musicalmente, o disco introduz uma mudança do pop latino e do pop rock, explorados anteriormente por Shakira, e explora o electropop com influências do folk e da música do mundo. Como produtoras executivas do álbum, Shakira e Amanda Ghost colaboraram com diversos profissionais, incluindo The Neptunes, John Hill, Wyclef Jean, Lukas Burton, Future Cut, Jerry Duplessis e Timbaland.

She Wolf recebeu análises geralmente positivas ​​da mídia especializada, a qual prezou a natureza distinta do álbum e a originalidade de Shakira. Comercialmente, obteve um bom desempenho, atingindo a liderança nas tabelas da Argentina, da Irlanda, da Itália, do México e da Suíça, enquanto listou-se entre os cinco mais vendidos na Alemanha, na Espanha e no Reino Unido. Nos Estados Unidos, estreou na posição de número quinze na Billboard 200, tornando-se o primeiro álbum de Shakira a não atingir as dez primeiras posições desde Dónde Están los Ladrones? (1998). Mundialmente, vendeu mais dois milhões de cópias.

Para promover o disco, quatro singles foram lançados. O primeiro, a faixa-título, foi um sucesso comercial e alcançou as dez primeiras posições em vários países. “Did It Again” foi lançada mundialmente como o segundo single do disco, exceto nos Estados Unidos, onde o foi substituído por “Give It Up to Me”; ambos os singles alcançaram um desempenho moderado. A quarta e última faixa de trabalho foi “Gypsy”, que obteve um bom desempenho comercialmente. Como forma de divulgação do material, Shakira apresentou diversas faixas do disco em programas televisivos, e embarcou na turnê The Sun Comes Out no final de 2010, que também divulgou Sale el Sol, seu disco subsequente.

Antecedentes e desenvolvimento

Em 2005, Shakira alcançou sucesso internacional com o lançamento de seu quarto e quinto álbuns de estúdio, Fijación Oral, Vol. 1 e Oral Fixation, Vol. 2, que gerou os singles “La Tortura” e “Hips Don’t Lie”, respectivamente, que tornaram-se sucessos comerciais. Para divulgar os dois materiais, ela embarcou na turnê Oral Fixation (2006-07), que arrecadou mais de US$ 100.000.000. Um ano após a digressão ser concluída, a artista assinou um contrato de 10 anos com a Live Nation, o que levou a Forbes lhe considerar como a quarta cantora mais bem paga da história.

Mais tarde, Shakira começou a trabalhar em She Wolf, que foi gravado principalmente no estúdio Compass Point, situado nas Bahamas. Em entrevista à revista musical Rolling Stone, Shakira disse que escolheu especificamente este estúdio após descobrir que ele já havia sido utilizado para sessões de gravação de artistas como Bob Marley, The Cure e AC/DC, de quem ela é fã. Ao contrário da maioria de seus projetos anteriores, que eram predominantemente compostos por estilos como o pop latino e o pop rock, She Wolf é um álbum electropop com influências musicais da música do mundo. Quando questionada pelo motivo das influências eletrônicas do álbum, Shakira respondeu:

“Eu fiquei bastante curiosa e intrigada sobre o mundo do electropop, e tudo tem seu tempo. Eu queria ter certeza de que este álbum era muito baixo e de que ele iria fazer pouco sucesso, e eu queria me concentrar na batida. Mas a minha música, até certo ponto, é muito complexa — porque eu sempre tento experimentar sons de outras partes do mundo”.

Explicando o significado do título, Shakira disse que

“loba é a mulher do nosso tempo. A mulher que sabe o que quer e que é livre de preconceitos e ideias preconcebidas. Ela defende seus desejos mais profundos, com dentes e garras, como um animal selvagem”

Shakira e Amanda Ghost foram as produtoras executivas do álbum e escolheram diversos profissionais para produzir as faixas, como Pharrell Williams, membro do duo produtor The Neptunes; ele co-compôs quatro das faixas do álbum, ao lado de Shakira. Outros colaboradores incluem John Hill, Sam Endicott, e Timbaland. Shakira disse mais tarde que a sua colaboração com Williams a ajudou a aprender muito, observando que “quando você colabora com alguém, você sempre tenta capturar algo da outra pessoa, e eu aprendi muito com o método dele”. A artista revelou que Williams e Chad Hugo — o segundo membro do The Neptunes — prepararam quatro faixas em cinco dias, e comentou que “o que foi interessante é que ele é muito rápido e imediato no estúdio, e eu sou um pouco mais lenta [em comparação a ele]”.

Endicott, músico e vocalista da banda pós-punk estadunidense The Bravery, foi chamado pessoalmente por Shakira para co-compor a faixa-título do álbum, juntamente com Hill. Ele explicou como os dois começaram a trabalhar na faixa, dizendo que “[ao entrar] em contato com ele [Hill], perguntei se ele já tinha alguma coisa. Ele não tinha nada em mente. Nós apenas fizemos a coisa de forma independente, e então ela gostou muito, e cantou sobre isso. Ela usou algumas das melodias que colocamos lá dentro e, em seguida, escreveu essas letras malucas sobre ser um lobisomem. E foi assim que aconteceu”. O rapper haitiano Wyclef Jean, que já havia colaborado com Shakira como artista convidado em “Hips Don’t Lie”, falou sobre sua química com ela, dizendo: “Eu tenho uma química natural com Shakira. Eu amo a vibração latina. A vibração libanesa. Adoro o aspecto multicultural do CD. Nos dias de hoje, é difícil você pegar um CD e amá-lo do começo ao fim. Shakira representa por completo ‘você tocar o CD, e ele todo arrasar'”. Em She Wolf, Jean aparece como um artista convidado na faixa “Spy”.

Faixas do álbum (primeira versão):

1. She Wolf
2. Did It Again
3. Long Time
4. Why Wait
5. Good Stuff
6. Men in This Town
7. Gypsy
8. Spy
9. Mon Amour
10. Lo Hecho Está Hecho
11. Años Luz
12. Loba

Músicas adicionadas em outras versões:

“Give It Up to Me” (com Lil Wayne)”; “Did It Again” (Remix com Kid Cudi)”;”Lo Hecho Está Hecho” (Remix) (com Pitbull).

Vídeo oficiais:

She Wolf

Loba

Did It Again

Lo Hecho Está Hecho

Give It Up to Me” (com Lil Wayne)

Did It Again” (Remix com Kid Cudi)

Gypsy

Gitana