Pular para o conteúdo

Shakira voltada às causas solidárias

Ser uma cantora de carreira internacional não significa que ela não esteja preocupada com os problemas que sofrem os mais necessitados, sobretudo quando se trata de crianças. Com apenas 18 anos, Shakira começou a se preocupar pelos direitos da infância e quis fundar seu primeiro projeto solidário, a Fundação Pies Descalzos, para oferecer oportunidades a infância desprotegida da Colômbia e dos países de terceiro mundo.

Mais de 20 anos depois, a Fundação desenvolve um programa completo de ações educativas e alimentícias para as crianças que se encontram fora do sistema educativo o em risco de abandono escolar e para os filhos de famílias vítimas da violência. “Cresci em um país em conflito e vi os estragos da guerra e as repercussões através das crianças de nossa fundação”, declarou Shakira sobre o motivo de seu apoio ao bem estar infantil.

Shakira participou da criação da Fundação ALAS, que se dedica a promover programas de desenvolvimento para a infância. Além disso, foi embaixadora da Campanha 1GOAL, apoiada pela FIFA, e desde 2003, ocupa o cargo de Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, participando de todo tipo de campanhas para arrecadar fundos e visitando lugares onde esta organização realiza seus projetos solidários.

“A razão pela qual sou tão apaixonada com o que faço é poque vi com meus próprios olhos o que a educação pode alcançar. Não há nada mais satisfatório que ver uma criança que tinha muito poucas possibilidades de ter sucesso, ressurgir e ter um bom desempenho na vida. Para mim, este sentimento é maior do que ganhar um Grammy”, declarou a cantora recentemente ao receber seu último prêmio por seu trabalho a favor da infância no Fórum Econômico Mundial de Davos.

Após iniciar sua relação com Gerard Piqué em 2011 e se tornar mãe de seus dois filhos, Milan e Sasha, a cantora incrementou ainda mais a vontade de lutar pela educação das crianças que não tiveram tanta sorte como as suas, de viverem em um lar privilegiado. “Se era antes uma apaixonada por este tema, agora muito mais”.

Sua implicação é tanta que no final do ano passado, levou pela primeira vez a Barranquilla, sua terra natal, e aproveitou para explicar a eles que há muitas crianças na Colômbia com desnutrição. “Há 5.000 crianças em La Guajira que estão morrendo de fome. Se queremos pensar em ter uma Colômbia em paz, temos que começar a construir desde as bases de nossas crianças”, declarou durante a visita a um dos centros de sua fundação.

Na Espanha, também tem apoiado numerosas causas, sobretudo aquelas que tentam trazer alegria e cuidados a crianças com câncer.