Pular para o conteúdo

Shakira – Sale El Sol

Sale el sol é o nono álbum de estúdio da cantora e compositora colombiana Shakira, lançado em 19 de Outubro de 2010 pela Epic Records. 

O álbum foi produzido por Lester Mendez, que trabalhou com a cantora em canções como “La Tortura” e “Underneath Your Clothes“; e por Jim Jonsin, que já trabalhou com nomes como Eminem, Soulja Boy e The Neptunes.

O conteúdo do álbum está programado para ser principalmente em espanhol, com algumas músicas em inglês, sendo 3 delas versões de músicas em espanhol, além de “Islands”, um cover da banda inglesa The XX, que Shakira cantou noFestival de Glastonbury de 2010. Define-se o álbum a partir de três correntes: canções latinas, rock e baladas românticas. Shakira afirmou que este álbum lembra muito de seus álbum anteriores, Fijación oral vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2, e que poderia ser chamado de uma síntese de todo o seu trabalho .

Nos Estados Unidos, Sale El Sol debutou no Top 10 da Billboard 200, principal parada de álbuns do país, estreando na 7aposição. Porém, o seu melhor desempenho deu-se, como sempre, na tabela da Billboard Top Latin Albums, onde o álbum estreou diretamente na 1a posição, ocupando-a por 12 semanas consecutivas. 

TUDO COMEÇOU…

Os primeiros rumores sobre a criação do novo álbum surgiram em meados de 2010, e o nome do disco passou a se chamar extraoficialmente “Sale El Sol” a partir de uma entrevista feita com Shakira em 15 de julho de 2010, veiculada no site da Univisión , na qual ela não só confirma a existência do álbum, como também: a quase finalização deste, bem como suas características musicais e as intenções ao criá-lo. Ainda no mesmo mês, sugeria-se que o nome do álbum em inglês seria “Sunrise”, mas logo uma breve notícia no Twitter da filial brasileira da Sony Music, distribuidora oficial da gravadora Epic neste país (e em vários outros), no dia 25 de agosto, deu conta de que o nome inglês é de fato “The Sun Comes Out”. Quanto ao título “Sale El Sol”, esse é o nome de uma música inédita que foi tocada ao vivo pela primeira vez na edição de 2010 do festival Rock in Rio, em Madri, e dedicada ao amigo argentino Gustavo Cerati , que em maio de 2010 sofreu um derrame e entrou em estado em coma, após um show que fez na Venezuela.

No dia 14 de outubro, cinco dias antes da data anunciada, foi divulgada no site oficial da cantora uma notícia em que se poderia fazer uma audição de todas as músicas do álbum na conta do Facebook oficial de Shakira, além de permitir uma pré-venda do álbum, à maneira de sites como Amazon.com, sendo que a filial online alemã deste site inclusive foi uma das primeiras a exibir amostras das faixas , as quais estavam disponíveis na íntegra para descarga desde o dia 15 de outubro. O álbum estreou nos Estados Unidos na 7ª posição na Billboard 200.Esse é considerado um dos melhores álbuns de shakira , pois mostra ela em um estilo mais clean , e mostra a sua grande mudança e amuderecimento pessoal e na carreira.

SINGLES

O primeiro single do álbum “Loca” estreou no rádio em 1 de Setembro de 2010. De acordo com o site de Shakira, a canção é uma interpretação da música “Loca Con Su Tiguere” de El Cata. O single já entrou para o top40 da Billboard Hot 100. O single ate o momento é o de mais sucesso do seu álbum e também uma das mais tocadas nos anos de 2010 e 2011. Shakira cantou a musica em diversas apresentações em prêmios , como no EMA ( MTV european music awards). O clipe dessa musica foi gravado em Barcelona e mostra o lado divertido de shakira que corre pela cidade , ai sobe em uma fonte.Depois ela vai patinar e sobe em uma moto . No final ela toma um banho no mar . Esse clipe recebeu uma crítica pois shakira andava sem capacete na moto e tomava banho em fonte publica , que são ilegais. Mas apesar disso o clipe recebeu ótimas críticas.

O segundo single é a musica “Sale El Sol” , foi lançado dia 4 de janeiro de 2011, Shakira gravou o videoclipe em Barcelona dia 10 de novembro de 2010 e foi lançado dia 3 de fevereiro de 2011.A faixa-título do álbum fala sobre emoçoes vindas de dentro e sobre um lembrança que ela nunca podera esquecer . Seu videoclipe alconçou muito sucesso e começa com shakira em um labirinto escuro que ela não consegue achar o fim e sai correndo . Ela chegou em um local que esta sua banda e de repente o sol se abre e ela chega no final do labirinto.

“Rabiosa” é o terceiro Single de Sale el Sol, com a participação de Pitbull e El Cata, nas versões em inglês e espanhol, respectivamente, lançado oficialmente em 16 de abril de 2011.O single Rabiosa que quer dizer raivosa fala sobre um amor quente que vai ficando sensual e o clipe quando lançado atingiu um recorde de acessos sendo 3 milhões por dia e foi um dos clipes mais acessados de shakira na França, Suíça , e Colômbia . No clipe shakira se encontra numa festa, e chamou atenção por ela está com uma peruca channel preta . Ela começa a andar e vai mostrando uma festa agitada na qual ela dança, canta, joga bolinhas nos amigos e também a uma cena na qual ela dança em um poli-dance e faz movimentos sensuais. O single teve um ótimo desempenho nos charts e fez bastante sucesso.

Antes de las seis foi divulgado oficialmente em 26 de outubro de 2011 como quarto single do álbum e tem toques nos seus acordes de música chinesa.

Addicted to you foi confirmado oficialmente em 14 de março de 2012 como quinto single do álbum.

 1. Sale el Sol
2. Loca ft Dizzee Rascal
3. Antes de las Seis
4. Gordita
5. Addicted to You
6. Lo Que Más
7. Mariposas
8. Rabiosa ft. Pitbull
9. Devoción
10. Islands
11. Tu Boca
12. Waka Waka (Esto es África)
13. Loca ft El Cata
14. Rabiosa ft El Cata
15. Waka Waka (This Time for Africa) (K-Mix)

Vídeos oficiais:

Waka Waka (This time for Africa)

Waka Waka (Esto es África)

Loca (english) ft. Dizzee Rascal

Loca (Spanish) ft. El Cata

Sale El Sol

Rabiosa (Pitbull Version)

Rabiosa ft El Cata

Rabiosa ft Pibull

Addicted to You