Pular para o conteúdo

Shakira – Fijación Oral, Vol. 1

Fijación oral, vol. 1 é o sexto álbum de estúdio da artista musical colombiana Shakira. O seu lançamento ocorreu em 3 de junho de 2005, através da Epic Records. Após alcançar sucesso internacional com seu primeiro álbum de estúdio gravado em inglês, Laundry Service (2001), Shakira queria lançar um projeto em língua espanhola como seu acompanhamento. Musicalmente, o disco é derivado do Pop latino, assim como o trabalho anterior da cantora. As gravações do projeto ocorreram em 2005 nos Estados Unidos e no Canadá, sob a produção de profissionais como Rick Rubin, Gustavo Cerati, Lester Mendez, Luis Fernando Ochoa e Jose “Gocho” Torres.

O álbum ​​recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a evolução de Shakira de seu projeto anterior. Durante os Grammy Awards de 2006, o projeto venceu a categoria de Best Latin Rock/Alternative Album, além de ter recebido as condecorações de Melhor Álbum Vocal Pop Feminino e Álbum do Ano durante o Grammy Latino do mesmo ano. Comercialmente, o disco obteve um bom desempenho, liderando as tabelas de álbuns da Alemanha, da Argentina, da Espanha e do México, qualificando-se entre os dez mais vendidos na Áustria, na Europa, na Finlândia, na França e em outros três países. Nos Estados Unidos, debutou na quarta posição comercializando 157 mil unidades, estabelecendo um recorde como a maior estreia de um álbum de língua espanhola nos Estados Unidos, cujo êxito ainda não foi quebrado. Mundialmente, vendeu mais de quatro milhões de cópias até maio de 2013, sendo um dos álbuns latinos mais vendidos em território estadunidense.

A fim de promover o disco, quatro singles foram lançados. Apesar de seu primeiro single “La Tortura” ter sido a única faixa de trabalho do álbum a entrar na Billboard Hot 100, os singles de acompanhamento “No”, “Día de Enero” e “Las de la Intuición” tiveram boas posições nas tabelas Latin Songs, Tropical Songs e Latin Pop Songs. Em novembro de 2005, Shakira completou o álbum com seu segundo álbum gravado em inglês, Oral Fixation, Vol. 2. Os dois discos foram relançados em conjunto na caixa especial Oral Fixation, Vol. 1 & 2. A divulgação dos materiais foi feita através da turnê Oral Fixation entre os anos de 2006 e 2007, que visitou a América, a África, a Ásia e Europa. A performance em Miami foi filmada e lançada como um álbum ao vivo em novembro de 2007.

As capas dos discos Fijación Oral, Vol. 1 e Oral Fixation, Vol. 2 foram inspiradas por Eva, a primeira mulher; Shakira disse:

“Eu queria atribuir a Eva mais uma razão para morder o fruto proibido, que seria sua fixação oral “

A capa do primeiro disco apresenta Shakira segurando uma menina em seus braços; a arte da capa do segundo volume apresenta Shakira nua (coberta por galhos de árvores), com a criança sentada na árvore. Ela afirmou que ambas as capas aludiram a teoria do psicanalista Sigmund Freud de que as crianças começam a descobrir o mundo através de suas bocas durante o estágio oral do desenvolvimento psicossexual.

Musicalmente, Fijación Oral, Vol. 1 é um álbum que deriva do Pop latino. A faixa de introdução, “En Tus Pupilas”, incorpora estilos da música folclórica e seu verso de abertura inclui letras da língua francesa. “La Pared” foi comparada estilisticamente a obras do duo Eurythmics. “La Tortura” apresenta o artista musical espanhol Alejandro Sanz, e possui elementos da música cumbia colombiana, do dancehall e da música eletrônica. “Obtener un Sí” é uma canção que incorpora origens estilísticas da bossa nova e do cha-cha-chá, e apresenta um fundo orquestral. “Día Especial” apresenta o artista argentino Gustavo Cerati tocando guitarra. Juntamente com a participação dos vocais de Rita Quintero sua colaboradora de longa data desde o álbum Donde Estan Los Ladrones.

A sexta faixa, “Escondite Inglés”, possui uma sensação do estilo new wave. “No” também apresenta Cerati na guitarra, e usa uma melodia simples para enfatizar os vocais de Shakira. “Las de la Intuición” incorpora elementos do synthpop enquanto “Día de Enero” tem sido comparada a trabalhos da cantora mexicana Natalia Lafourcade. “Lo Imprescindible” possui versos da língua alemã, em que Shakira expressa liricamente “Venha, querido, venha / Nunca me deixe ir”. O disco termina com uma versão acústica de “La Pared” e o remix de “La Tortura” feito por Shaketon.

Faixas:

1. En Tus Pupilas
2. La Pared
3. La Tortura (Feat Alejandro Sanz)
4. Obtener un Sí
5. Día Especial ( Feat Gustavo Cerati)
6. Escondite Inglés
7. No (Feat Gustavo Cerati)
8. Las de la Intuición
9. Día de Enero
10. Lo Imprescindible
11. La Pared
12. La Tortura (Shaketon Remix)

Vídeos:

La Tortura

Las de La Intuición

No

Día de Enero

La Tortura (Shaketon Remix)