Pular para o conteúdo

“Fijación Oral Vol. 1” completa 12 anos

Fijación oral, vol. 1, álbum da diva colombiana Shakira, foi lançado em 3 de junho de 2005. Após alcançar sucesso internacional com seu primeiro álbum em inglês, Laundry Service (2001), Shakira queria lançar um projeto em língua espanhola. Musicalmente, o disco é derivado do Pop latino, assim como o trabalho anterior da cantora. As gravações do projeto ocorreram em 2005 nos Estados Unidos e no Canadá, sob a produção de profissionais como Rick Rubin, Gustavo Cerati, Lester Mendez, Luis Fernando Ochoa e Jose “Gocho” Torres.

O álbum ​​recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a evolução de Shakira de seu projeto anterior. Durante os Grammy Awards de 2006, o projeto venceu a categoria de Best Latin Rock/Alternative Album, além de ter recebido as condecorações de Melhor Álbum Vocal Pop Feminino e Álbum do Ano durante o Grammy Latino do mesmo ano. Comercialmente, o disco obteve um bom desempenho, liderando as tabelas de álbuns da Alemanha, da Argentina, da Espanha e do México, qualificando-se entre os dez mais vendidos na Áustria, na Europa, na Finlândia, na França e em outros três países. Nos Estados Unidos, debutou na quarta posição comercializando 157 mil unidades, estabelecendo um recorde como a maior esteia de um álbum de língua espanhola nos Estados Unidos, cujo êxito ainda não foi quebrado. Mundialmente, vendeu mais de quatro milhões de cópias até maio de 2013, sendo um dos álbuns latinos mais vendidos em território americano.

A fim de promover o disco, quatro singles foram lançados. Apesar de seu primeiro single “La Tortura” ter sido a única faixa de trabalho do álbum a entrar na Billboard Hot 100, os singles de acompanhamento “No”, “Día de Enero” e “Las de la Intuición” tiveram boas posições nas tabelas Latin Songs, Tropical Songs e Latin Pop Songs. Em novembro de 2005, Shakira completou o álbum com seu segundo álbum gravado em inglês, Oral Fixation, Vol. 2. Os dois discos foram relançados em conjunto na caixa especial Oral Fixation, Vol. 1 & 2. A divulgação dos materiais foi feita através da turnê Oral Fixation entre os anos de 2006 e 2007, que visitou a América, a África, a Ásia e Europa. A performance em Miami foi filmada e lançada como um álbum ao vivo em novembro de 2007.

Confira os singles de “Fijación Oral Vol. 1”:

La Tortura

No

Dia de Enero

Las de la intuición

La pared