Pular para o conteúdo

Shakira: Quadris em fúria

Se você gosta de pop e tem problemas com Shakira, é preciso repensar seus conceitos. A diva colombiana que celebrou quatro décadas de vida no início do mês, é um das melhores representantes da América Latina no universo pop mundial. A colombiana esbanjou simpatia quando desembarcou por aqui por diversas vezes, inclusive no Rock in Rio 2011, falando português fluentemente e sorrindo como se não houvesse amanhã. Ah, sim, e os chacoalhando os quadris enfurecidos de “Hips don’t lie”, um dos seus maiores sucessos.

Falando neles, dá para contabilizar dois Grammys, sete Grammys latinos e 12 Billboards Latinos. Em 2012, Shakira bateu 10 milhões de cópias vendidas em toda a carreira. Não é pouca coisa num mercado tão selvagem quanto o da música pop.

A herança árabe vem do pai, que lhe concedeu o sobrenome Mebarak e deve ter fornecido alguns genes capazes de fazer a dança do ventre que dá ainda mais força aos tais quadris. No entanto, é no carisma latino com verniz a la Miami Sound Machine que Shakira vai nos levando todos na flauta, há quase duas décadas.

Quem foi ao Rock in Rio ouviu Shakira fazendo o mar de gente tirar o pé do chão, tanto com suas faixas, como a irresistível “Whenever, wherever” – rebolando com brasileiras colhidas da plateia – como quanto seu português bem falado e de sotaque carioca.

Shakira é cidadã do mundo, e nada pode ser mais contemporâneo do que isso.

Como se não bastasse esse charme todo, Shakira resolveu chantagear seus próprios fãs. No vídeo da nova faixa, “Chantaje” (veja o vídeo abaixo), ela faz movimentos rebolativos desafiadores.

Confira o mega remix, que resume toda a fúria dos quadris de Shakira em sua carreira: