Pular para o conteúdo

Billboard Brasil: Parabéns, Shakira! Recorde o passado brasileiro da aniversariante do dia

Talvez você não saiba, talvez não se lembre. Talvez tenha escolhido esquecer. Mas o fato é que Shakira teve alguns anos “sombrios”. De 1996, com meros 19 anos, ao início dos anos 2000, a colombiana era atração constante na televisão brasileira. Muitos acompanharam a carreira da cantora desde a adolescência. Ela era praticamente uma de nós. Passou por todos aqueles programas que todos assistimos pelo menos uma vez, especialmente os do SBT (ela parecia ser do elenco). Entre suas inúmeras idas e vindas para o Brasil a fim de divulgar o seu trabalho, a morena batia cartão no Domingo Legal, com Gugu Liberato, e no Programa Livre, com Serginho Groisman. Mas entre tantos outros, esteve também com a banda Rouge, com a turma do Pânico, na Jovem Pan, com a finada Hebe (em 1999, em 2001 e em 2002), Faustão, Marília Gabriela, Jô Soares, Sarah Oliveira, no Disk MTV, Luciano Huck e até Raul Gil. Ela realmente “estava aqui”.

Hoje, no aniversário de 38 anos da cantora e dançarina colombiana, Billboard Brasil listou alguns de seus momentos mais divertidos em terras tupiniquins.

(Clique nas imagens para assistir aos vídeos)

1996: Programa Livre

Com direito a abraços e “fone” para contato ao cantar “Estoy Aquí”, Shakira conversou com Serginho Groisman sobre seu terceiro disco, Pies Descalzos, que foi o primeiro a ser reconhecido internacionalmente – e que, no momento da gravação do programa, tinha vendido mais de 1,5 milhão de cópias –, se derreteu pelo Brasil e revelou que metade do seu sonho era atravessar as fronteiras da Colômbia. Os outros 50%? Não ser uma modinha e ser lembrada. Por um breve momento, aos 8m42s, é possível ouvir Shakira cantar “¿Dónde Estás Corazón?” por cima do playback. Shakira esteve de volta ao programa em 1997 e em 1999.

1996: Domingo Legal

Com o cabelo liso e preto, uma Shakira de 19 anos e jeans de cintura alta animava a plateia do Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, com a clássica “Estoy Aquí”. Infelizmente, os convidados do dia não estavam muito empolgados com a cantora. Em alguns momentos podemos ver as mulheres, sérias e de pernas cruzadas, olhando para a colombiana com cara de quem não estavam entendendo nada. E com aquele refrão, quem pode culpá-las? Shakira esteve de volta ao programa em 1997, em 2001 e em 2002.

1997: Jô Onze e Meia

Em 1997, Shakira esteve no programa de Jô Soares, que a chamou para sambar. Já está aí uma cena inédita: Shakira e Jô sambando lado a lado. A morena ainda fez uma breve apresentação de dança do ventre, tocou uma versão de “Piano Man”, de Billy Joel, na gaita, e mostrou-se ainda mais rendida ao Brasil discutindo feijoada e pavê com o apresentador.

2001: De Frente Com Gabi

A popstar voltou ao Brasil aos 24 anos e sentou de frente com Marília Gabriela. Ela divulgava o sexto álbum, Laundry Service, e deu sua primeira longa entrevista na televisão brasileira. Entre os vários assuntos abordados pela jornalista, Shakira diz que além das três línguas que fala, sabe palavrões em árabe, que não faria uma tatuagem porque não quer se “sentir uma vaca”, marcada como gado, e que, quando era pequena, queria ser dançarina, cientista ou escritora. Bem, hoje ela é Shakira.

2001: Altas Horas

Em noite eclética, Shakira reencontra Groisman (pela enésima vez?) no recém estreado Altas Horas e divide a noite com os convidados Zezé Di Camargo & Luciano e Tiazinha. Além de cantar, a colombiana fala sobre lavagem de roupa suja – questão muito criativa suscitada pelo álbum Laundry Service.

2001: Pânico

Mesmo sem poder vê-la, dá para imaginar que essa foi uma das entrevistas mais divertidas que a colombiana concedeu no Brasil, numa época em que o Pânico era restrito ao dial, na Jovem Pan FM. Comandado por Emílio Surita (que brinca com a cantora sobre a vez em que ela foi ao programa, indicada pelo primo Valderrama, meio-campo da seleção colombiana, com uma cartinha nas mãos, pedindo para tocar uma música), o Pânico deixa a cantora à vontade, mas não sem ocasionais alfinetadas. Depois de ouvir “reclamação” por estar namorando um argentino, Shakira dá até um fora quando é perguntada sobre a mudança de visual: “Faz dois anos que eu mudei. Você não lê revista? Não vê televisão? Em que mundo você mora?” Prova de que é mesmo da casa. Ouça!

2002: Caldeirão do Huck

Com muito mais pele à mostra do que quando começou a aparecer na tela nacional (inclusive no programa H, que Luciano Huck apresentava na Band nos anos 90, Shakira declarou seu amor pelo Brasil e cantou o hit “Whenever, Wherever”, mostrando uma pequena prévia do que o futuro guardava: o requebrado de “Hips Don’t Lie”.

2002: Programa Raul Gil

Shakira faz Raul-do-banquinho-Gil treinar seu portunhol e ainda receber falso elogio. Em troca, o apresentador tenta (e falha) polemizar o programa perguntando à cantora sobre o “campeonato mundial de fútbol” e se ela havia torcido para o “Brassil”. Pegue o seu banquinho e saia de mansinho…

2002: Popstar

Até 2002, como você pôde ver, Shakira teve que enfrentar algumas bizarrices… Mas talvez nada se compare ao encontro com a banda Rouge, quando a colombiana surpreendeu as garotas, que estavam casualmente ensaiando sentadas no chão de uma casa, levando-as aos berros. No que pode ter sido um estágio para a sua futura participação como jurada no programa The Voice, Shakira assistiu a uma apresentação do grupo, fez elogios e ainda trocou umas ideias com as pupilas.

Fonte: Billboard Brasil