Pular para o conteúdo

Assim é “La Miranda”, o colégio que confia Shakira

Alguns se lembrarão apenas que Shakira interpretou Imagine. Mas na abertura da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, a cantora colombiana Shakira trouxe um papel mais importante em seu discurso. Falou com paixão sobre pobreza e igualdade de oportunidades. Depois, em uma entrevista com a agência EFE, aprofundou-se no que mais a preocupa desde antes de ser mãe: “A educação não é um luxo, se não um direito do ser humano desde o berço (…) Se investimos em uma criança em seus primeiros anos de vida, estaremos investindo em seu desenvolvimento e em seu sucesso, não só na escola, mas também mais tarde em sua própria vida”. Shakira criou em 1997 a Fundação Pies Descalzos, um projeto social que gira em torno da educação, particularmente das crianças com menos recursos.

Shakira usa o exemplo em sua vida privada? Investe tudo o que está em sua mão para conseguir a educação mais esmerada de Milan e, quando chegar o dia, do pequeno Sasha? Há algum tempo, temos visto nas redes sociais as proezas protagonizadas pelo pequeno Milan, que no ano que vem completará 3 anos. Por exemplo, em uma visita à Washington em junho de 2014, o garoto falava nomes de presidentes e monumentos ali representados, perguntados por sua mãe.

 

“Se antes era apaixonada por este tema, agora muito mais. Tenho a diretora do colégio de Milan em meu WhatsApp”, explicou Shakira à EFE há alguns dias. “Cada dia lhe faço uma pergunta ou dou sugestões, dou idéias de como acho que podemos melhorar de acordo com a minha experiência”. Imaginem como deve ferver o telefone da diretora quando do outro lado tem uma mãe apaixonada, que criou uma fundação com só 20 anos. “Sou realmente empenhada no tema da educação, mas é que tenho visto que é belíssimo ver as crianças nesta idade, tão pequenas, como começam a absorver tudo em uma velocidade tão acelerada”.

Comprovamos que Milan é tão inteligente como sua mãe. O primogênito de Shakira e Gerard Piqué frequenta o prestigioso e avançadíssimo colégio La Miranda, localizado em Saint Just Desvern, muito perto de sua casa e onde tem aulas desde o maternal até o ensino médio. Ali coincide com as filhas do jogador de basquete Juan Carlos Navarro, a filha de Carlos Latre e o caçula do ex-presidente José Montilla. A mensalidade está perto dos 600 euros e as crianças, que estudam com tablets e lousas digitais, dispõem também de conservatório. La Miranda,que segue a teoria das inteligências múltiplas, foi o primeiro centro escolar catalão em apostar pelo multilinguismo como primeiro passo da excelência educativa.

Muito amavelmente, responde a nossa ligação sua diretora, Anna Mary Sureda, para nos explicar em que consiste seu quase pioneiro programa educativo: “Nosso logotipo está formado por quatro peças de um tangram, que simbolizam os quatro pilares que acreditamos que devem ficar muito bem atendidos em todo processo educativo. O aspecto acadêmico, o social, o emocional e o físico, tanto no que diz respeito a exercício como a alimentação, por isso oferecemos vertente mais ecológica. Todas são fundamentais. Também fazemos meditação e relaxamento para que se conheçam a si mesmos”.

Em alguma entrevista, Shakira explicou que já colocaram o seu primogênito em contato com cinco idiomas. Sureda nos explicou com detalhe: “No acadêmico, trabalhamos com o multilinguismo, sete línguas em um projeto de 3+4. As principais são inglês, catalão e castellano. Em seguida o francês e o chinês, depois uma integração linguística de russo e alemão; isso é educar o ouvido com diferentes sons. Todos conhecemos a estrutura do ouvido em forma de caracol, pois bem, se o desenrolássemos e fizéssemos uma analogia com um teclado em que cada tecla fosse uma terminação nervosa, todas as que não são estimuladas nas primeiras idades com um determinado som, ficam atrofiadas. Se não se ouve corretamente, não pode conseguir o acento perfeito em outro idioma”.

Respiramos tranquilos ao conhecer com detalhe a “exposição” que aludia Shakira e mais ainda quando a diretora nos dá a regra de ouro: “O russo e as línguas eslavas têm uma banda de frequências tão amplas que se os educamos em sons destas línguas, toda a banda fica estimulada e a criança está preparada para o aprendizado de outros idiomas. Se faz com canções e poemas e por professores nativos, já que a pronúncia tem que ser excelente. A regra de ouro é que as crianças associem a cara da pessoa com o idioma correspondente; tudo funciona por um sistema de sinônimos. Um professor, um idioma. Assim não precisam tanto trabalho de classificação. Tudo está em ordem. As crianças são gênios linguísticos e os sons que aprendem antes dos 3 anos se recorrem em determinada área do cérebro, onde é muito mais difícil que se esqueçam”. 

Naturalmente, perguntamos à senhora Sureda se Shakira é tão rígida como ela mesmo reconhece com a educação do filhoe se tem chamado muito por WhatsApp. Ela não entrou no mérito. “Eu lhe falarei do colégio não das famílias, isso diz respeito a elas. Só direi que é admirável como ela cuida da educação de seu filho, em todos os sentidos, e sua altíssima qualidade humana, isso se nota no quanto a conhece”. Ponto para Shakira.

Fonte: Vanitatis/El Confidencial