Pular para o conteúdo

“Hips Don’t Lie” – Shakira (ft Wyclef Jean)

Shakira definiu “Hips Don’t Lie”, seu trabalho em conjunto com Wyclef Jean como “um feliz acidente”, mas o mesmo não se pode dizer a respeito do vídeo.
Embora seja essencialmente um vídeo de performance, o clipe foi meticulosamente planejado pela diretora Sophie Muller, Wyclef e especialmente por Shakira.
“Shakira esteve muito envolvida”, diz Piero Giramonti, o encarregado da Epic Video para supervisionar o projeto. “Ela desenvolveu o conceito do vídeo baseando-se no carnaval de Barranquilla. Depois Wyclef trouxe alguns outros elementos do carnaval do Haiti e da Colômbia, sua terra”.
Shakira gravou a canção — que é essencialmente um remake de “Dance Like This”, feita por Wyclef para o filme “Dirty Dancing: Havana Nights” — após se encontrar com o rapper do grupo The Fugees durante as férias de fim de ano. A cantora colombiana insistiu para que o vídeo fosse extremamente autêntico com o carnaval de sua terra, um dos maiores do mundo.
Todos os figurantes do vídeo, incluindo as crianças, são colombianos, e muitos deles trouxeram seu próprio figurino. Sophie, diretora inglesa que traz no currículo trabalhos como “Déjà Vu” (Beyoncé) e “Mr. Brightside” (The Killers), pesquisou a respeito do carnaval latino em diversos livros e vídeos. O estilista Marjan Malakpour, que já desenhou para Fiona Apple e White Stripes, conseguiu figurinos originais do carnaval de Barranquilla, nos quais se inspirou para criar os modelos usados no vídeo.

Quando chegou o momento de gravar o vídeo, no Hollywood’s Sunset Gower Studios, nos dias 18 e 19 de fevereiro, Shakira, Wyclef e Sophie estavam “relaxados e determinados” , lembra Giramonti.

Shakira, como sempre, elaborou os movimentos que faria sozinha, e também foi muito específica na hora de dizer como eles seriam filmados. “A cena de Shakira dançando ‘ao longo da rua’ foi repetida muitas, muitas vezes até conseguirmos um bom resultado”, disse Giramonti.

Uma curiosidade interessante é que a camiseta vermelha, usada por Shakira numa das tomadas, se tornou uma das favoritas da cantora. Shakira comprou a camiseta — junto com outra verde e outra amarela — para seu guarda roupas pessoal, mas gostou tanto que resolveu filmar o vídeo com ela. Shakira também usou a mesma camiseta em sua performance no programa de TV Pop World. O exemplar verde, por sua vez, foi usado na apresentação do programa GMTV, ambas feitas antes do lançamento de Hips como música de trabalho.

Com Muller na direção, Shakira esteve também aberta a novas ideias que surgiram ao longo do processo de filmagem. A tomada em que Shakira dança usando adesivos dourados colados no corpo, por exemplo, foi adicionada ao vídeo de ultima hora e Shakira gravou sem ensaios prévios.

Wyclef também estava disposto a arregaçar as mangas. “As ‘voadoras’ foram bem espontâneas. Não esperávamos por aquilo”, diz Giramonti. “Mas quando ele as fez, instantaneamente soubemos que elas tinham que estar no vídeo”.

Porém, houve uma pequena baixa no furor das gravações: “Havia uma tomada planejada que mostrava Wyclef e Shakira numa sequência de capoeira, mas no final não tivemos tempo para filmá-la”. A sequência, todavia, foi reaproveitada pela dupla em sua apresentação na final da Copa do Mundo.

Fonte: Portal Shakira